Etapa regional do 14º Circuito de Ciências é realizada no Paranoá

Escolas da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá/Itapoã (CRE) participaram da Etapa Regional do 14º Circuito de Ciências das Escolas Públicas nesta quinta-feira (11/9). A iniciativa estimula o interesse pelas ciências por meio de projetos criativos e inovadores.

Márcia Abreu, diretora do Sinpro, que participou da atividade no Paranoá, ressalta que o evento valoriza a pesquisa, a criatividade e o protagonismo estudantil. “Foi inspirador acompanhar o empenho da categoria e das crianças e adolescentes em seus projetos, que nascem da pesquisa, do diálogo e da escuta, e que muitas vezes se transformam em soluções aplicáveis ao nosso cotidiano.”

                                                                                                                                                          Foto: Deva Garcia

Os diretores do Sinpro Jean Carmo e Márcia Abreu participaram do 14º Circuito de Ciências das Escolas Públicas, etapa regional 

 

Nesta edição, o Circuito de Ciências das Escolas Públicas tem como tema “Água para quê?”, que pode ser trabalhado em quatro eixos: água como direito humano; água e meio ambiente; água e inovação; água na arte, história e cultura.

Os centros de ensino fundamental Jardim 2 e Buriti Vermelho, ambos do Paranoá, trabalharam a importância da água para a vida e para o futuro da humanidade. Diante do tema, os(as) estudantes tiveram a oportunidade de perceber, de forma prática, que a água não é apenas algo do cotidiano, mas um bem que precisa ser preservado.

“Elaboramos um jogo que funciona de forma física e on-line, com perguntas, curiosidades e eventos, tudo relacionados à água. Foi um desafio que contou com a ajuda de todos os professores, alunos, alunos bolsistas da UnB e da comunidade escolar”, disse a professora do CEF Buriti Vermelho e orientadora do projeto Missão Guardiões da Água, Michele de Paula Mamede.

O uso de inteligência artificial também foi utilizado no projeto do CEF Buriti Vermelho. “Nós utilizamos algumas inteligências artificiais para fazer a logo do jogo; os alunos fizeram desenhos juntos com os estudantes da UnB. Tudo isso foi possível porque já usamos a gameficação na escola como uma forma de trazer os alunos para este mundo tecnológico de uma maneira mais inteligente e que agregasse à vida deles”, complementa o professor Leoman Santos Brandão.

“O Sinpro acredita e defende uma educação pública de qualidade, e por isso está e sempre estará ao lado da categoria e da população, apoiando iniciativas que fortalecem a escola, a ciência e a cidadania”, afirma o diretor do Sinpro Jean Carmo.

 

O Circuito

Circuito de Ciências das Escolas Públicas teve início nas escolas, avançando para as fases regionais (nas regionais de ensino) e, por fim, à distrital. Os projetos classificados em cada região estarão reunidos na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que abrigará a etapa distrital do circuito.

A etapa regional do Circuito de Ciências será finalizada nesta sexta-feira (12/9), com escolas da regional de ensino do Gama.

Edição: Vanessa Galassi