Estrutural pede paz com festival cultural

Começou nesta segunda, 28, o 1º Festival Cultura da Paz: cinco dias de celebração da arte, educação e cultura por um mundo sem violência, uma realização da comunidade escolar do CEF 01 da Estrutural.
A Cidade Estrutural, a cerca de 10 km do centro de Brasília, é conhecida pelos moradores da capital do país, principalmente, pelo alto índice de violência e insegurança. Levantamento feito pela Polícia Civil em 2009 mostra que, nos últimos dez anos, para cada 10 mil habitantes, houve 7, 7 assassinatos; número que coloca a Estrutural como campeã da década em mortes violentas no Distrito Federal. Além da questão da segurança pública, os moradores da área ainda enfrentam problemas como a falta de saneamento básico, o difícil acesso aos serviços de saúde, a precariedade das moradias e o desemprego.
Além da ação forte e continuada do poder público, o que a Estrutural precisa para virar o jogo é a participação ativa de sua população, na formação de uma corrente que seja capaz de moldar um novo rumo para esta que já foi considerada a maior invasão de Brasília, e que hoje tenta se erguer como Região Administrativa. É isto o que pensam os mais de 1.000 alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental nº 01 da Estrutural, que se preparam para realizar, de 28 de setembro a 02 de outubro de 2009, o 1º FESTIVAL CULT DA PAZ – Festival Cultura da Paz.
O 1º FESTIVAL CULT DA PAZ é um evento que pretende mostrar a preocupação da comunidade escolar do CEF 01 da Estrutural com a violência e falta de perspectiva que hoje atrapalham a formação dos jovens para a cidadania. A iniciativa é inédita na escola, e desafia direção, professores e alunos a darem o melhor de si para que este seja o primeiro de muitos festivais realizados em prol da cultura da PAZ.
Durante os cinco dias de Festival, alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental farão apresentações de música, dança, teatro, poesia, coral de alunos com deficiência auditiva e até um desfile de moda. As atrações que serão apresentadas no 1º FESTIVAL CULT DA PAZ são frutos de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, onde os alunos foram estimulados a fazer releituras e criar suas próprias músicas, poesias, coreografias e peças de dramaturgia, tudo com a temática geral de paz, educação, direitos e cidadania. O trabalho foi coordenado pelas professoras Nadjonei Castro (Projeto Ética e Cidadania) e Márcia Diniz Cruz (História) e contou com a colaboração de vários professores e da equipe do CEF 01 da Estrutural.
Inaugurado em abril deste ano, o CEF 01 permitiu que os alunos da Estrutural estudassem mais perto de suas casas. A escola pretende ser, além de ambiente propício para o aprendizado, um centro difusor de idéias, ações e projetos para um futuro melhor para a comunidade da Estrutural.
Além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o 1º FESTIVAL CULT DA PAZ terá como convidados especiais a Banda de hip-hop Tropa de Choque e o grupo de dança hip-hop New Old School. A programação do evento está logo abaixo.
O mundo pode ser melhor. Depende de mim, depende de você.
Serviço:
O QUÊ: 1º FESTIVAL CULT DA PAZ
ONDE: CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL Nº 01 DA ESTRUTURAL – CEF 01 (ENDEREÇO: SETOR CENTRAL AE Nº 03 CID. ESTRUTURAL)
QUANDO: DE 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO DE 2009, DAS 8H ÀS 12H.

Contatos para entrevista: profª Márcia Cruz (61) 8109 8583 / (61) 3901 3687
Assessora de Comunicação: Marcela Diniz (61) 8185 2482