ESPETÁCULO DE BONECOS E SOMBRAS

Mamulengo de la Mancha, espetáculo de bonecos e sombras propõe um encontro entre duas culturas, a Espanha profunda de Cervantes e o nordeste brasileiro.

Numa ruptura espaço-temporal, Dom Quixote e Sancho Pança desembarcam no porto de Recife em pleno carnaval do século XXI, pensando que haviam chegado a uma ilha do lago de Castela, região originária de Dom Quixote. Neste novo contexto, os dois personagens são capturados pela polícia como imigrantes ilegais, uma vez que chegam como náufragos, além de falarem outra língua e não possuírem documentos. A partir daí, os dois se confrontam com situações que pontuam o desenrolar da trama, permeada por cenas e personagens do Mamulengo, habitantes desse novo contexto.

A primeira parte do espetáculo é encenada com o teatro de sombras, na qual são narradas as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança por Castela, região central da Espanha, seguida pela equivocada travessia do oceano Atlântico. Ao aportarem em Recife, o espetáculo passa a ser representado com bonecos de Mamulengo.

O espetáculo é apresentado por dois atores – sombristas -bonequeiros, que se fundem com as sombras, as silhuetas e os bonecos, estes últimos originários de vários mestres mamulengueiros de Pernambuco.

 

Sobre Dom Quixote

O livro Dom Quixote foi escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes (15471616), cujo título original é El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha, com sua primeira edição publicada em Madri no ano de 1605.

O protagonista da obra é Dom Quixote, um fidalgo falido e já de certa idade, que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria. Ao pretender imitar seus heróis, decide tornar-se um deles, vivendo seu próprio romance em companhia de Sancho Pança, seu vizinho e fiel escudeiro, que o acompanha acreditando que terá como pagamento, o título de governador de uma ilha.

Este projeto foi agraciado com o FAC – Fundo de Apoio a Cultura/ 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do DF.

 

As apresentações ocorrerão entre os dias 10 e 11 de dezembro, no Complexo Cultural de Planaltina, às 15h e 20h a entrada e FRANCA.

# Participe você também!