Escolas públicas do Cruzeiro recebem o espetáculo ‘Bendita Dica’ em novembro

As segundas e terças-feiras de novembro serão de aprendizagem e entretenimento para os alunos de oito escolas públicas do Cruzeiro. Entre os dias 5 e 27 de novembro, a Cia Burlesca apresentará o espetáculo ‘Bendita Dica’, uma forma de manter viva a história de luta e resistência de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica. As sessões fazem parte do projeto Diqueiros no Cruzeiro, que passará ainda pela Biblioteca Pública e pelo Ginásio de Esportes da cidade.
O espetáculo, que também teve como inspiração o livro ‘Santa Dica – História e Encantamentos’, de Waldetes Aparecida Rezende, retrata a vida de uma poderosa líder comunitária que liderou um exército de homens na luta pela divisão igualitária de terras na região de Lagolândia, interior de Pirenópolis (GO). A forte atuação de Santa Dica em sua comunidade entre os anos 20 e 30 traz à tona questões atuais, como a questão da posse da terra e do protagonismo feminino.
Cada escola atendida pelo projeto receberá duas sessões da peça para contemplar alunos de cada turno. O espetáculo e a obra fortalecem nas meninas o pensamento crítico e político, além de encorajá-las a ocupar os espaços de poder e de tomada de decisões.
A peça teatral pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e tem como objetivo apontar um relato importante de construção coletiva e solidariedade para dar esperança à luta por uma vida melhor em comunidade.
‘Bendita Dica’ estreou nos palcos de Brasília em março de 2016 e já foi assistido em festivais, eventos, plenárias, congressos e assentamentos. Em agosto de 2016, o grupo realizou o sonho de levar a peça aos moradores de Lagolândia com um projeto piloto e independente, que também passou por Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás e Pirenópolis.
 
Projeto Diqueiros no Cruzeiro
Além das escolas, o projeto também vai passar pela Biblioteca Pública do Cruzeiro, com apresentação da peça e uma roda de conversa com a escritora do livro ‘Santa Dica – História e Encantamentos’, de Waldetes Aparecida Rezende e os atores da Cia Burlesca. A atividade está marcada para 17 de novembro, às 16h. No dia 1º de dezembro, o prédio público recebe a Oficina de Teatro Político das 14h às 16h.
Já no Ginásio de Esportes da região administrativa, o projeto oferecerá uma Oficina de Jogos Teatrais e Danças Populares, das 14h às 16h do dia 24. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no dia.
O projeto Diqueiros no Cruzeiro conta com o apoio do Fundo de Amparo à Cultura (FAC) do Distrito Federal e vai levar uma importante contribuição pedagógica à comunidade local.
 
Cia Burlesca
A Cia Burlesca de Teatro Político traz em seu repertório espetáculos que questionam e provocam a reflexão para desmascarar a realidade, problematizar estereótipos, preconceitos, a manipulação da informação e as disputas de poder. Tendo como fonte de inspiração a luta de classes, o grupo procura, por meio de linguagem popular, colocar em pauta temas que promovam a ascensão da classe trabalhadora e uma cultura política mais humana e igualitária.
 
SERVIÇO
De 05 a 27 de novembro
Segundas e terças-feiras
Espetáculo Bendita Dica
Escolas Públicas do Cruzeiro
 
CALENDÁRIO
05 de novembro – Jardim de Infância 02 do Cruzeiro às 10h30 e 14h
06 de novembro – Escola Classe 06 do Cruzeiro
12 de novembro – Escola Classe 05 do Cruzeiro às 10h30 e 14h
13 de novembro – Centro Educacional 02 do Cruzeiro às 11h e 19h30
19 de novembro –  Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão às 11h e 14h
20 de novembro – Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro às 11h e 14h
26 de novembro – CED 01 às 8h30 e 14h
27 de novembro – Escola Classe 08 do Cruzeiro às 8h30 e 10h30