Oficina de Ervas Aromáticas e Hortas em Pequenos Espaços do Sinpro é sucesso entre aposentados e aposentadas
Mais uma edição de sucesso da Oficina de Ervas Aromáticas e Hortas em Pequenos Espaços foi realizada na tarde dessa quinta-feira (9), na Chácara do Sinpro. Com participação de 50 professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as), a atividade é sempre muito aguardada pela categoria. “Como todas as ações do sindicato, essa oficina é bem aceita. Quando a anunciamos, as inscrições se encerram rapidamente, tamanha é a procura”, destaca Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria de Aposentados.
O interesse é tanto que, no dia do evento, muitos(as) participantes utilizam o transporte coletivo disponibilizado pelo Sinpro para chegar à chácara e, outros(as), optam por ir de carro próprio, motivados(as) pela oportunidade de aprender mais sobre o cultivo de ervas e hortas em espaços reduzidos.
“Essa oficina é muito valorizada porque une teoria e prática: as aposentadas e os aposentados colocam a mão na terra, aprendem a plantar e descobrem os benefícios das ervas. Tudo isso em um ambiente acolhedor, na Chácara do Sinpro, que promove contato com a natureza e desconexão do mundo digital. Para completar, ainda compartilhamos um lanche feito com as próprias ervas, o que torna a experiência ainda mais rica. O saldo é sempre muito positivo”, afirma Elineide.
A diretora afirma que uma nova edição da oficina já está sendo planejada para este ano. A alta demanda se reflete na participação. “Quem faz a oficina de ervas quer fazer a de hortas, e vice-versa. Temos registros de participantes muito felizes, que voltam para casa levando uma muda e com sorriso no rosto. Isso é muito gratificante”, comenta.
Ela ressalta também que muitas pessoas da categoria ainda não conhecem a Chácara do Sinpro e que as oficinas acabam sendo uma excelente oportunidade para apresentar o espaço, que é destinado ao convívio, ao lazer e ao contato com a natureza para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da ativa e aposentados(as).
“Essa atividade, como tantas outras da Secretaria de Aposentados, vai além de atender às demandas da categoria. Ela promove uma reconexão com o sindicato e com a luta da classe trabalhadora. Mesmo aposentados, seguimos sendo alvo de ataques aos nossos direitos. Por isso, manter esses espaços é essencial: além de informativos, eles também formam e fortalecem o vínculo da categoria com as lutas coletivas”, afirma.
Durante a oficina de hortas em pequenos espaços, os participantes aprendem, primeiro, as técnicas teóricas de cultivo e, em seguida, partem para a prática. A oficina de ervas aromáticas, por sua vez, foca nas propriedades das plantas e em como elas podem beneficiar a saúde, seja em seu uso medicinal ou na alimentação do dia a dia.
A professora aposentada Fabiana Capistrano, do Gama, disse que amou a atividade. “Foi um momento simplesmente maravilhoso. Além de reencontrarmos coletas, tivemos a oportunidade de muitas aprendizagens em um ambiente extremamente agradável, com comidinhas supersaudáveis. Aprendemos muitas coisas com a palestrante e com a palestrante. Não percam a próxima oportunidade. Não esqueça também que a Chácara do Professor é um espaço nosso. Você pode agendar e passar o dia lá com a família”.
Outra participante que adorou a atividade foi a professora Mônica Pinheiro. “Vivenciei uma tarde especial ao participar da Oficina de Ervas Aromáticas na chácara do Sinpro. Um momento agradável, administrado com muita leveza, conhecimento e sabedoria, riqueza e didática. Destaco a simpatia da Abadia e também suas deliciosas receitas que tivemos a oportunidade de degustar. Agradeço muito a todos que prepararam e nos proporcionaram um evento tão bom como esse”, declarou.
Para quem deseja participar das próximas edições, Elineide orienta que acompanhem o site e as redes sociais do Sinpro. “Possivelmente ainda este ano teremos outra oficina, com novo link e prazos para inscrição. Fiquem atentos”, finaliza.