EPC-Proem celebra formatura e reafirma missão de acolher e transformar vidas há 44 anos

A Escola do Parque da Cidade-PROEM (EPC-PROEM) viveu, no dia 12 de dezembro, um momento marcado por emoção, pertencimento e celebração coletiva. Realizada na própria escola, a cerimônia de formatura dos(as) estudantes do 5º e do 9º Anos reuniu toda a comunidade escolar, além de amigos(as) e colaboradores(as), em um encontro que, muito além de um encerramento de uma etapa escolar, foi a celebração de sonhos, trajetórias e conquistas construídas com esforço e esperança.

Com quase meio século de história, o Proem soma 44 anos de atuação dedicados a acolher, formar e alimentar os sonhos de crianças e jovens. Ao longo desse percurso, a escola se consolidou como um espaço de afeto, oportunidades e compromisso com uma educação humanizada, especialmente voltada a estudantes em situações de múltiplas vulnerabilidades sociais.

A vice-diretora da escola, professora de geografia Luciane Silva Queiroz de Freitas, cada ano letivo traz desafios que exigem sensibilidade e perseverança. “Nosso maior desafio é acolher e conquistar estudantes que carregam em suas vidas histórias de sacrifícios e lutas. Educar aqui é entender cada trajetória e caminhar junto, sem desistir de ninguém”, afirmou.

Ela disse que o ano de 2025 teve um diferencial significativo: o número expressivo de estudantes que seguiram até o fim do percurso escolar, apesar das adversidades. “Celebramos, neste ano, estudantes que não desistiram deles mesmos. Isso é uma vitória imensa, tanto para eles quanto para toda a comunidade escolar”, destacou.

Durante a cerimônia, os(as) formandos(as) do 5º Ano foram lembrados(as) como crianças que viveram uma infância marcada por desafios, mas também por descobertas, aprendizados e amizades construídas nos corredores da escola. Os(as) estudantes do 9º Ano foram celebrados por encerrarem um ciclo e se prepararem para novos horizontes, levando consigo os valores e ensinamentos vividos no Proem.

A missão da EPC-Proem é a mesma ao longo das décadas: educar com humanidade, formar com sensibilidade e inspirar por meio dos valores. A equipe de profissionais acompanha cada passo dado pelo(a) estudante, observa pedagogicamente cada talento descoberto e celebra cada vitória. A ECP-Proem sempre foi feita de portas abertas, não apenas físicas, mas de afeto, escuta e mãos estendidas.

Ao final da celebração, a mensagem deixada aos(às) formandos(as) foi de orgulho e confiança no futuro. “Vocês são parte viva da nossa história. A EPC Proem se orgulha de cada passo dado até aqui e seguirá como lar, porto seguro e boa memória. O futuro começa agora — e ele já sorri para vocês”, disse Luciane.

O Sinpro destaca o papel da EPC-Proem como expressão viva da escola pública que transforma realidades. A diretora do sindicato, Regina Célia, entende que iniciativas como as que ocorrem na escola reafirmam a importância de uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e socialmente referenciada, comprometida com a emancipação humana e com a redução das desigualdades.

“Defender a escola pública é defender o direito de cada estudante sonhar, permanecer e concluir sua trajetória escolar com dignidade. A EPC-Proem mostra, há 44 anos, que uma educação inclusiva se constrói com acolhimento, compromisso social e valorização da comunidade escolar”, concluiu a diretora do Sinpro.