EPAT dedica o mês de novembro às apresentações da Semana da Música
A Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT) na Ceilândia Sul transformou o mês de novembro em um grande palco para a produção artística dos(as) estudantes e promoveu a Semana da Música. Projeto realizado desde 2017, a atividade integra o calendário pedagógico e valoriza o trabalho desenvolvido nas oficinas ao longo do semestre pelos(as) estudantes.
Desde a primeira edição, o projeto, que faz referência ao Dia da Música (22 de novembro), reúne estudantes das oficinas de canto, guitarra, teclado, violão e violino. As primeiras apresentações ocorreram nos dias 13 e 14, com os grupos de violino e seguiram nos dias 17 e 18, com teclado canto (essa última com repertórios que homenagearam o Dia da Consciência Negra). Na terça-feira (26/11), o Auditório da EPAT recebeu as turmas de violão e violino, conduzidas pelos professores Herbert Freitas e João Rocha. A programação será encerrada neste sábado (29/11), às 16h, no Auditório da EPAT, com as apresentações das turmas de guitarra.
A programação confirma um movimento já observado pela equipe escolar: a expansão do projeto. O vice-diretor, professor Gilson Cezar, conta que a ampliação do projeto para quase todo o mês de novembro tem relação direta com a potência criativa dos(as) estudantes.
Ele conta que o projeto cresceu e a escola não consegue mais abarcar todas as culminâncias em uma única semana, que era o objetivo do projeto inicialmente. “No entanto, com essa ampliação, atualmente, faz-se necessário que a escola dedique quase o mês inteiro para todas as oficinas oferecidas no guarda-chuva da música de forma que todas as modalidades tenham condições de apresentar suas produções à comunidade escolar de forma plena”, afirma.
O professor Juliano Neiva, coordenador de Música da EPAT, destaca o impacto pedagógico das oficinas. “A Semana da Música é um momento de culminância, mas o processo que leva até aqui é ainda mais importante. Os estudantes se envolvem, pesquisam, experimentam e constroem uma relação afetiva com a linguagem musical”, explica.
