Escola Parque 308 Sul celebra 65 anos com apresentações artísticas e homenagens
A Escola Parque 308 Sul celebrou seus 65 anos, nessa terça-feira (18/11), com uma programação repleta de apresentações culturais e educativas. O evento foi dividido em dois turnos: matutino, às 8h30, e, vespertino, às 16h, e contou com música, dança, teatro e ginástica artística. Os trabalhos apresentados pelas crianças mostraram o desenvolvimento pedagógico da escola e o compromisso com a educação integral.
O espetáculo de ginástica artística abriu a festividade, sob a regência do professor Carlos Corbucci, seguido de diversas apresentações musicais e teatrais que envolveram toda a comunidade escolar. Pais, professores(as) e convidados(as) especiais participaram do evento, incluindo Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Rosilene Corrêa, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); deputada federal Érika Kokay (PT-DF); e o deputado distrital Gabriel Magno (PT). Durante o evento, Kokay destacou a importância histórica e educativa da escola, enquanto o deputado entregou uma moção de louvor aos(às) professores(as). A celebração foi finalizada com a tradicional cantoria de parabéns e o corte do bolo comemorativo.
Alexandre Baena, diretor da escola, afirma que a Escola Parque tem papel histórico e cultural decisivo em Brasília, notadamente a da Superquadra 308 Sul, uma quadra planejada para ser uma superquadra modelo pelo arquiteto Oscar Niemeyer. “A Escola Parque nasceu junto com Brasília como parte de um projeto piloto de Anísio Teixeira, com a ideia de que a cada quatro quadras houvesse uma escola nesses moldes. Desde sua criação, a Escola Parque 308 Sul se destacou por oferecer educação integral e multidisciplinar, unindo matérias escolares, artes, música, dança, teatro e esportes, formando cidadãos mais completos. O aniversário coincide com o Dia da Consciência Negra, reforçando nosso compromisso com a educação antirracista desde cedo”.
O professor ressalta ainda a relevância cultural da escola. “O teatro da escola foi o primeiro palco de Brasília antes mesmo do Teatro Nacional, recebendo grandes nomes como Renato Russo, Cássia Eller, Osvaldo Montenegro e Vinícius de Moraes. Ex-alunos relatam o impacto transformador da Escola Parque em suas vidas”. Baena destaca o legado de Anísio Teixeira: “Acreditamos que o legado de Anísio Teixeira continua vivo na escola, oferecendo educação pública de qualidade e preparando as crianças para a vida. Esperamos que a Escola Parque 308 Sul continue sendo um patrimônio educativo e cultural por muitos anos”, conclui.
Confira o álbum de fotos no Facebook do Sinpro:
