Encontro sindical em Cascavel discute valorização e educação pública

O 1º Encontro de Formação Política do Sindicato dos(as) Professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (Siprovel) reuniu na última quarta-feira (1º), em Cascavel (PR), a categoria para debater os desafios da educação pública e fortalecer a organização coletiva docente. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) marcou presença neste evento que tem como eixo central a formação política e sindical dos(as) profissionais do magistério.
No período da tarde, a presidenta da CNTE, Fátima Silva, ministrou a palestra “O desafio das organizações sindicais na defesa da democracia e da educação pública”. A dirigente destacou o papel histórico dos sindicatos como pilares da democracia e apontou os desafios contemporâneos do movimento sindical, como a desinformação, a precarização dos vínculos de trabalho e a dificuldade de mobilização das novas gerações. Também chamou atenção para o avanço da educação a distância, da inteligência artificial e da contratação temporária, processos que, segundo ela, fragilizam a carreira docente e impactam a qualidade da educação pública.
Durante a manhã, a vice-presidenta da CNTE e dirigente da APP/Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, participou da mesa de debate “Construindo caminhos para a valorização docente”, ao lado da vereadora Bia Alcantara, e da presidenta da Associação dos(as) Trabalhadores(as) em Educação Pública de Fazenda Rio Grande, Jéssica Daga. As debatedoras abordaram temas como condições de trabalho, carreira docente e os desafios da organização sindical frente ao cenário educacional.
Marlei Carvalho apresentou uma análise do cenário nacional da educação, destacando os ataques recorrentes à educação pública, como propostas de militarização, privatização e tentativas de restrição à liberdade pedagógica. Também apontou pressões sobre o trabalho docente, como a desvalorização da carreira, a redução de concursos públicos, a ampliação de terceirizações e a chamada “plataformização” da educação. Segundo a dirigente, esses fatores têm contribuído para um cenário de “apagão” de profissionais da educação brasileira.
Sobre o evento
Realizado no Hotel Fazenda SESC Cascavel, o 1º Encontro de Formação Política do Siprovel reuniu professoras e professores da Rede Municipal de Educação em um espaço de reflexão, formação e organização coletiva.
Participaram do encontro o Conselho de Representantes das Escolas e Cmeis, integrantes da Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal do Siprovel, membros do Conselho Municipal de Educação, além de lideranças sindicais de diferentes regiões do Paraná.
O evento também contou com momentos de integração, atividades culturais e espaços de diálogo entre os(as) participantes, reforçando o caráter formativo e coletivo da iniciativa.
Na avaliação da presidenta do Siprovel, Gilsiane Quelin Peiter, o encontro reforça o compromisso da categoria com a organização coletiva e a defesa da educação pública. “Foi um importante espaço de formação e reflexão, que reafirma a responsabilidade de fortalecer a luta por concursos públicos, valorização profissional e garantia de uma educação pública de qualidade”, destacou.
Com informações do Siprovel
Fonte: CNTE

