Encerramento do projeto Cirandas e Histórias reúne arte, memória e convivência na Estrutural
Na próxima terça-feira (25), às 9h, o CECON da Estrutural será palco de apresentação especial com o Grupo Paepalanthus, acompanhado pelo sanfoneiro Mestre Sivuquinha de Brasília.
O evento marca o encerramento do projeto Cirandas e Histórias na Terra das Memórias, após semanas de encontros e partilhas nas oficinas. Será um encontro de celebração da arte, da convivência, do afeto e da memória viva, com histórias tecidas em palavras, versos, costuras e lembranças.
Na ocasião, o público será presenteado com exposição da produção das oficinas e com o espetáculo literário “Cirandas e Histórias na Terra das Memórias”, apresentado pelo Grupo Paepalanthus, acompanhado pelo mestre sanfoneiro Sivuquinha de Brasília. Será um instante de beleza: a palavra virando canto, o som virando abraço, a memória se fazendo presente no toque da sanfona e no brilho dos olhos.
O espetáculo é uma homenagem aos mais vividos, guardiões das lembranças que sustentam o tempo. No repertório, histórias que celebram o envelhecer como caminho de sabedoria, riso e beleza — onde o passado não se perde, apenas floresce em novas formas de presença, quando o público é convidado a dançar com a memória — essa força invisível que costura vidas, afetos e esperanças.
Segundo Aldanei Menegaz, do Grupo Paepalanthus, o objetivo do projeto é o engajamento total das pessoas 60+ em atividades que são essenciais: promover interação social, estimular a criatividade e, principalmente, fortalecer a autoestima, tudo isso através do mágico contato com a literatura.
“A semente de tudo foi plantada com o nosso antigo ‘Chá Literário’, que unia um espetáculo literário com as ‘Cirandas’. Evoluímos, e agora oferecemos um projeto mais completo, com oficinas e espetáculos, focado em trazer o protagonismo e o encantamento que essa geração merece!”, disse a contadora de histórias.
Miriam Rocha, artista do grupo Paepalanthus, acredita que as atividades desenvolvidas no projeto são essenciais para os centros de convivência de idosos e às culminâncias são a celebração de todo esse processo: “Iniciativas voltadas para esse público são fundamentais, porque tiram essas pessoas do isolamento, de estarem em casa. Elas vêm para conversar, se divertem, ouvem uma história, fazem alguma coisa em conjunto. Nas culminâncias elas podem ver tudo que produziram, celebrar e perceber o vigor e a capacidade que trazem consigo”, afirmou.
As oficinas têm a narração oral como princípio, mas também incluem bordado, desenho, dança, cirandas, música e encadernação artesanal. Vale destacar que as atividades são abertas para homens e mulheres.
O projeto Cirandas e Histórias na Terra das Memórias é realizado pelo Instituto Cultural Casa de Autores e Grupo Paepalanthus e conta com fomento do Ministério da Cultura (MinC) e o apoio do deputado federal Reginaldo Veras.
Calendário das atividades de encerramento do projeto
– Estrutural – terça-feira (25/11), às 9h, no CECON Estrutural;
– Cruzeiro – quarta-feira (3/12), às 14h30, na Associação Paz e Amor, no Cruzeiro Velho;
– Taguatinga – terça-feira (9/12), às 14h30, no CECON Mozart Parada;
– Ceilândia – quarta-feira (10/12), às 9h, no CECON Ceilândia Sul.
Serviço
Grupo Paepalanthus e Sivuquinha encerram atividades do projeto Cirandas e Histórias na Terra das Memórias na Estrutural
📍: CECON – Estrutural
📅:25 de novembro de 2025
🕐:9h

