Empreendedorismo marca a II FestFeira do CEF 25 de Ceilândia
O Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia apostou no incentivo ao protagonismo estudantil e acetou em cheio. No dia 19 de outubro a escola realizou a II FestFeira, possibilitando os(as) estudantes a mostrarem todo seu espírito empreendedor. A festa foi aberta a toda a comunidade escolar e local.
Durante o projeto os(as) alunos(as) venderam seus produtos e expuseram seus trabalhos e maquetes. A escola ainda ofereceu serviços à comunidade, como a ação Ciência em Foco, que incluiu tipagem sanguínea com as professoras Irene e Izabela. Além disso, contou com a parceria da empresa Sicredi e oficinas de rodas de conversa facilitadas por Edson Maia, abordando o tema DizSente. Durante o evento também houve a culminância do Projeto VemSer, que destaca o protagonismo estudantil e a importância de divulgar as potencialidades dos(as) alunos(as) e profissionais da educação.
Patricia Miranda Chaves dos Santos, orientadora educacional do CEF, explica que o objetivo da FestFeira é incentivar e promover o protagonismo estudantil por meio da criatividade e motivação não somente pelo ato de empreender, mas também de saber usar outras ferramentas, como a determinação, sustentabilidade e colaboração. “Todo este projeto é capaz de conduzir os alunos a se perceberem como cidadãos que estão em pleno desenvolvimento e, principalmente, que eles podem mudar suas realidades a partir da educação”.
Em seu segundo ano, o projeto amplia os espaços de exposição, marketing e serviços sociais para a comunidade escolar, além de manter o foco no estudante e em suas interações com o outro, seja no espaço de sala de aula ou como empreendedor de seus negócios.