Em livro, Observatório da Educação Básica debate a defesa da escola pública
As reflexões sobre os desafios da educação pública no Distrito Federal e no Brasil foram abordadas no livro Observatório da Educação Básica – debates em defesa da escola pública, obra literária que comemora os cinco anos do Observatório da Educação Básica (ObsEB) da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília (UnB). A obra está disponível gratuitamente, versão Ebook. Acesse o QR Code no final da matéria ou clique AQUI e baixe gratuitamente.
A publicação apresenta parte do que foi discutido nas sessões promovidas pelo ObsEB, com a participação de estudantes, pesquisadores(as), professores(as), gestores(as), sindicalistas, parlamentares, entre outros.
“Foram momentos importantes e que contribuíram para as reflexões sobre os desafios da educação pública no Distrito Federal e no Brasil. Neste livro, disponibilizamos ao leitor uma coletânea de textos que contemplam temáticas diversas tratadas do ponto de vista curricular, pedagógico, social e político”, comenta a professora Edileuza Fernandes.
Dentre os temas trabalhados na obra estão o papel da didática na formação de professores da educação básica; avaliação na escola de educação básica; Currículo em Movimento da Educação Básica; e educação para as relações étnico-raciais e currículo.
Observatório da Educação Básica
Observatório da Educação Básica (ObsEB) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, criado em 2020 no contexto da pandemia de Covid-19, é um espaço de natureza científica, acadêmica, social e políticopedagógica. O caráter do grupo é democrático, participativo e de diálogo com a comunidade. Já o objetivo do ObsEB é promover o desenvolvimento de pesquisas e extensão, acompanhar e subsidiar a discussão de políticas públicas e práticas pedagógicas.
Clique aqui e confira o álbum do Facebook.