Educadores se unem e se solidarizam com Ivete Caetano contra perseguição política

Os/as educadores/as de todo o Brasil se solidarizam com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – Sintepe, Ivete Caetano, contra a perseguição política por ela sofrida em decorrência de uma fala sua em assembleia da categoria. Um dos seus algozes, o vereador da cidade do Recife Thiago Medina (PL), a acusou em Requerimento apresentado na Câmara de Vereadores do Recife de promover campanhas de intimidação contra parlamentares eleitos.
O supracitado vereador já teve processo administrativo aberto contra si em função de ofensas gratuitas e jocosas contra o presidente Lula, fazendo deboche com a falta do seu dedo, perdido em decorrência de um acidente de trabalho. Trata-se de um parlamentar que não se preocupa em esconder a sua falta de sensibilidade nas redes sociais e, por isso, torna-se um homem pequeno diante da grandeza política de Ivete Caetano.
Ivete Caetano, além de presidir um dos maiores sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras do país, e de uma área tão importante para o Brasil como o é a educação pública, ainda é conselheira estadual de educação de Pernambuco. Sempre ativa nos debates públicos sobre as políticas educacionais, é uma militante comprometida com a educação pública, gratuita, laica, desmilitarizada e socialmente referenciada.
É diante desse quadro que, no mundo de hoje, temos que reafirmar sempre o óbvio: não devemos criminalizar a luta social e tampouco os seus/uas lutadores/as. E Ivete é uma dessas! Essa Nota de Solidariedade é um esforço nacional de, em um país em que a lucidez virou um ato de resistência, demonstrarmos isso a
companheira Ivete Caetano! Em apoio à luta por uma educação pública e de sua aguerrida lutadora em Pernambuco, os abaixo assinados subscrevem essa Nota.
Brasília, 20 de maio de 2025
Direção Executiva da CNTE