EC 64 de Ceilândia conquista 13 medalhas na 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia
Foram 13 medalhas, das quais 7 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 de bronze na 28ª edição do torneio. Com esse resultado, a Escola Classe 64 de Ceilândia lidera o ranking das escolas públicas do Distrito Federal na Olimpíada Brasileira de Astronomia, realizada em maio deste ano.
Essas conquistas são resultado do esforço conjunto da equipe de Altas Habilidades da escola, num trabalho de mais de 20 anos, que começou quando o professor Benilto decidiu inscrever seus alunos para que acreditassem em seu próprio potencial. Hoje, os e as estudantes participam por prazer, e não por obrigação.
“Nosso Polo participa há mais de 20 anos da OBA. Nossos estudantes, de modo geral, são interessados em diversos assuntos, e a astronomia costuma figurar entre os temas preferidos em algum momento”, conta Gizelle Pires, professora itinerante do Atendimento Especializado ao estudante com altas habilidades/superdotação de Ceilândia.
A professora explica que há uma competição saudável entre os estudantes de altas habilidades em busca dos melhores resultados. O estudante André Filipe Torres, de 17 anos, da Sala de Recursos específica, foi um dos que gabaritou a prova deste ano: “As olimpíadas são ótimas para desenvolver o interesse dos estudantes em novos assuntos, principalmente astronomia e astronáutica. É muito legal, e realmente ajuda no desenvolvimento do conhecimento”, disse.
A maioria de estudantes premiados(as) da EC 64 vieram da sala de recursos específica de altas habilidades, que também incentiva os e as colegas das turmas regulares a participarem do torneio. Os estudantes do ensino regular, a partir do 3° ano, também se inscrevem no torneio desde o início das participações
O professor Rosevaldo Queiroz, que atende a área de ciências na Sala de Altas Habilidades da EC 64, disponibiliza materiais aos professores que, de acordo com a idade dos estudantes, realizam aulas temáticas.
No final do semestre, a equipe organizadora da OBA enviará as medalhas e os certificados de participação, e haverá cerimônia especial de entrega na EC 64 de Ceilândia.
Além da EC 64 de Ceilândia, também figuram no quadro de medalhas a EC Colônia Agrícola Vicente Pires, 108 Sul e 413 sul; os CEF 05 e 10 e de Taguatinga, o CEF 10 do Gama, CEF 20 de Ceilândia, CEF Polivalente e o CED 08 do Gama.