EC 27 de Taguatinga faz homenagem ao aniversário de Brasília

Como parte das festividades do aniversário de Brasília, alunos(as) do 4° e 5° anos da Escola Classe 27 de Taguatinga participaram de uma Oficina de Leitura e Origami. A atividade foi ofertada pela sala de leitura da EC e proporcionou aos(às) estudantes uma vivência das obras do artista Athos Bulcão, sua biografia por meio da Contação de História e a confecção de origami com o tema Azulejos de Brasília.

A proposta foi construída de forma interdisciplinar trabalhando conteúdos de História, Geografia e princípios da Geometria. Para a professora da Sala de Leitura Marina Aparecida dos Santos Granjeiro, a oficina se transforma em uma experiência estética, afetiva e de ludicidade sobre Brasília nos seus 63 anos de história e arte. “As oficinas de leitura e origami são uma excelente ferramenta pedagógica para promover experiências significativas e espaço de aprendizagens múltiplas para os estudantes”, salienta.

 

Leituras extraordinárias

Ao longo deste ano a escola disponibilizará a todas as turmas um projeto de leitura multidisciplinar envolvendo contação de histórias, origami e oficinas ludopegógicas com o título: Leituras Extraordinárias. O projeto tem por objetivo promover o acesso à leitura e experiências afetivas no espaço da biblioteca.

Marina Aparecida afirma que as oficinas constituem uma forma lúdica e atraente de fomentação e acesso à leitura. “Nelas os alunos poderão interagir e vivenciar, por meio da dramaticidade, diferentes gêneros textuais e contextos, ampliando repertório linguística e o apresso pelo texto escrito. As oficinas serão disponibilizadas em consenso com cada segmento e suas peculiaridades, observando as competências, habilidades e conteúdos para o segmento, sempre respeitando a faixa etária e o contexto escolar promovendo a inclusão de todos os alunos”.

Ao final de cada oficina um(a) aluno(a) poderá levar para casa um livro à sua escolha para leitura na “Bolsa das Leituras Extraordinárias”. Desta forma o projeto também inclui a família nos laços da leitura e apreciação do texto literário.

Todas as leituras estarão em acordo com o planejamento semestral de cada segmento e serão feitas no espaço coletivo da biblioteca, priorizando o acervo disponível. Serão parte permanente do projeto as oficinas sob a temática de Brasília, focando a arte, cultura e a história da capital federal. “Neste projeto também veremos musicalização, socialização e convivência entre pares para a promoção de uma cultura de paz”, finaliza a professora.