EC 18 do Gama investe em formação antirracista com Fórum META
A Escola Classe 18 do Gama realizou na última quinta-feira (5/9) o 1º Fórum META, Movimento de Educação Transformadora e Antirracista.
Na parte da manhã, os(as) responsáveis pelos(as) estudantes participaram de palestra da delegada Ângela Santos, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), dentro do programa Decrin nas escolas.
Os(as) professores(as) e demais profissionais da escola também participaram de formação para compreenderem os contextos associados ao racismo em todas as suas vertentes, e como a escola pode combater as práticas estruturais racistas que estão arraigadas na sociedade.
Ouviram palestra da professora doutoranda Ellen Cintra, sobre o acesso das pessoas negras brasileiras ao sistema escolar, da professora mestra Ildete Batista, sobre as marcas do racismo na infância e o papel da escola nesse processo e da Professora Doutora Dalva Martins apontando elementos da literatura que colaboram para o racismo, e apresentando novos eixos literários antirracistas. Por fim, a apresentação do projeto ENEGRECER do CEMI apresentado pela professora Eldemes e a estudante Ana Clara.
À tarde, os e as profissionais da escola participaram de uma apresentação de teatro Corpo Fechado, realizada pelos estudantes do CED 08 Gama sob direção do professor Valdeci Moreira.
“O primeiro Fórum META foi um sucesso. É mais um evento de nosso calendário que está inserido no projeto de educação Antirracista da Escola Classe 18 do Gama. Foi um momento importante de formação e informação para toda a comunidade escolar”, afirmou o diretor da escola, Thiago Paz.