Duas empresas do Sul divulgam notas ameaçando demitir se Lula ganhar a eleição

notice

Portal CUT – Escrito por: Marize Muniz | Editado por: Rosely Rocha

 

Mais duas ameaças de demissões e menos investimentos, caso o ex-presidente Lula (PT) vença o segundo turno das eleições no dia 30 de outubro, vêm de dois estados do Sul, região onde o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teve mais votos do que o ex-presidente Lula (PT).

Um empresário do Paraná, onde Bolsonaro teve 55,26% dos votos e Lula 35,99%, soltou um comunicado aos fornecedores, provavelmente para driblar a lei eleitoral que considera crime o assédio eleitoral aos trabalhadores para que votem nos candidatos do patrão. Mas, no final do texto deixa claro que se o Brasil eleger um novo presidente a empresa vai reduzir em 30% seu quadro de colaboradores, que é como os patrões estão chamando agora os trabalhadores, que antes chamava de “meus empregados ou funcionários”.

Outro empresário, este do Rio Grande do Sul, onde Bolsonaro teve 48,89% dos votos e o petista, 42,28%, avisou os clientes que vai investir menos, produzir menos o que, consequentemente, significa reduzir o quadro de pessoal.

Em ambos os casos está configurado assédio eleitoral, com ameaças de demissão, para que os trabalhadores votem no candidato do patrão. Isso é crime eleitoral e os trabalhadores e trabalhadoras podem denunciar anonimamente no seu sindiato ou no Ministério Público do Trabalho (MPT).  

Assédio no PR

Nesta quarta-feira (5), a Concrevali – Concreto Vale do Ivai e Pré-Moldados, que fica no município de Jardim Alegre, no Paraná, soltou um comunicado para os fornecedores.

O texto assinado por Paulo Sérgio Maciel, dono da empresa, diz que “diante da atual instabilidade política e possível alteração de diretrizes econômicas no Brasil após os resultados prévio do pleito do dia 2 de outubro, e em se mantendo este mesmo resultado no 2º turno, a empresa deverá reduzir sua base orçamentária e o número de colaboradores para o próximo ano em pelo menos 30% o que afetará o poder de compra e produção, desencadeando uma queda significativa em nossos números”.

Confira:

REPRODUÇÃOReprodução

Ameaça que veio do RS

Um comunicado assinado pelo dono da Mangueplast Indústria de Mangueiras Ltda, Marcelo Delazzari, na terça-feira (4), avisa os clientes que a empresa que fica na cidade de Barão, vai puxar o freio.

A justificativa usada no texto é a “instabilidade política e econômica que vive e viverá o Basil nos próximos anos, caso se confirme em segundo turno os resultados prévios do pleito eleitoral de 2 de outubro”.

Ou seja, se Lula vencer, diz o empresário no comunicado “a empresa reduzira seu orçamento em aproximadamente 40% sendo obrigada a revisar seu volume de produção, compras e, principalmente   investimentos já planejados para os próximos anos freando crescimento, geração de emprego e arrecadação de impostos”.

Esses casos se somam aos três expostos na última terça-feira (4), sendo duas empresas do Rio Grande do Sul e uma do Pará.

REPRODUÇÃOReprodução

Leia mais: Aumentam denúncias de assédio eleitoral de patrão. Isso é crime. Veja como denunciar

Crime dá cadeia e multa

A lei é clara, o assédio eleitoral ou a compra de votos é crime previstos em lei pelo artigo 301 do Código Eleitoral. A legislação prevê pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa para quem “usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido”.

Os patrões também não podem oferecer benefícios ou vantagens a alguém que busca uma vaga ou obrigar um trabalhador a vestir uma camiseta de um candidato. Isto é considerado “abuso do poder diretivo” da empresa.

Fonte: CUT