DODF publica aposentadorias de professores e GDF não contrata
Nesta segunda-feira (18), foi publicado no Diário Oficial do DF a aposentadoria de 60 professores(as). Na verdade, é uma republicação de sexta-feira, com algumas correções.
Não há nenhuma relação entre esta publicação com os 69 nomeados do último dia 6 de janeiro, que foram nomeados após o cancelamento da nomeação de outros candidatos, de acordo com o edital.
O que deve ser ressaltado é que o quadro de servidores(as) da ativa definha, se agrava a cada dia. O Sinpro já fez o alerta e o repete: vai faltar professor(a) em 2016. Em 2015, foram mais de 800 aposentadorias e 171 tomaram posse. O site G1 divulgou que neste ano a previsão é de mais de 1600 aposentadorias. Sem contar a própria expansão da rede, através das escolas de educação integral, o que aumenta a demanda por mais professores(as).
Outro fato desta triste realidade são os(as) pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais que já há alguns anos estão em número insuficiente em toda a rede pública. Estão sobrecarregados. O GDF tem um banco de concursados, mas não contrata. Muitas escolas já não possuem este profissional.
O colapso se aproxima a cada dia e o governador Rollemberg está ciente e nada faz. O alerta foi dado e é reforçado pelo Sindicato periodicamente.