Diretoria do Sindicato dos Bancários toma posse e reafirma compromissos
A nova diretoria do Sindicato dos Bancários tomou posse para o triênio 2016-2018, nesta quarta-feira (29), e reafirmou seu compromisso de defender os interesses da categoria bancária, ampliando suas conquistas, além de enfrentar as adversidades do momento, em que o atual governo ameaça a democracia e os direitos dos trabalhadores. A solenidade foi prestigiada por centenas de bancários, dirigentes sindicais e representantes da sociedade civil, na sede da entidade sindical.
A mesa foi composta por Eduardo Araújo, que foi reconduzido ao cargo de presidente do Sindicato pelo segundo mandato consecutivo; pela bancária e deputada federal Erika Kokay (PT/DF); pelos representantes da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro; da CUT/Nacional, Eduardo Guterra, da Fetec-CUT/CN, Cristiane Rodrigues, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Emanuel Souza, e da nova diretoria da entidade sindical , Jaqueline Perroud, respectivamente.
Três dirigentes da CUT Brasília (o presidente Rodrigo Britto, a secretária de Meio Ambiente Vanessa Sobreira e o diretor Ricardo de Souza Machado) também tomaram posse como diretores do Sindicato dos Bancários.
Durante o seu discurso, o presidente reeleito do Sindicato, Eduardo Araújo, agradeceu a presença de todos que prestigiaram a posse. E homenageou o ex-diretor Marcio Antonio Teixeira, falecido em 2013, lembrando “que fez muita falta no dia-a-dia, mas nos deu força para encerrar o primeiro mandato, do qual ele fazia parte”.
Araújo observou que reassume num momento difícil, tanto para os trabalhadores quanto para o movimento sindical. “Temos sofrido vários ataques, mas vamos manter a postura de estar sempre atento ao que acontece na política, principalmente porque temos um Congresso dos mais conservadores da história. E não admitiremos golpe contra a democracia e aos nossos direitos”, assegurou.
O dirigente sindical acrescentou: “Nesta gestão vamos dar continuidade ao espírito de classe. Por isso, adotamos um sindicato de todos para todos. Não vamos atuar sendo apenas corporativo”, afirmou Eduardo Araújo. E informou que a nova diretoria é composta por mais mulheres e que estão sendo criados departamentos de mulheres, juventude, combate a qualquer tipo de discriminação e aposentados.
Eduardo Araújo deu boas-vindas aos novos diretores e agradeceu os outros 16 dirigentes sindicais que contribuíram no último mandato e deixaram de compor a diretoria, “numa clara demonstração de que acreditam na renovação”. Os agradecimentos também foram direcionados aos funcionários do Sindicato “pelo esforço e dedicação”, a todos os parceiros, fornecedores e familiares pelo apoio prestado no primeiro mandato.
Lutas e mobilizações
Ao saudar a nova diretoria, a ex-presidente do Sindicato e da CUT, deputada federal Erika Kokay, lembrou das lutas e das mobilizações durante sua gestão e afirmou que a entidade sindical sempre esteve presente em defesa dos trabalhadores e da democracia.
“Hoje estamos numa ruptura democrática. O atual Congresso Nacional representa o pacto das cartolas e das casacas. Ao invés das fardas, temos ternos, ao invés das botas, temos sapatos e biqueiras. Estamos vivendo um golpe”, comentou a deputada, ao reforçar que o conservadorismo do atual Congresso.
Representante da Contraf-CUT e integrante da Comissão Eleitoral, Carlos Cordeiro, leu o termo de posse e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo presidente do Sindicato, “que muito contribuiu com a bela história que a entidade sindical está construindo”. E observou: “A nova diretoria assume num momento bastante difícil, mas é importante estar atentos para jamais abrir mão da democracia, duramente atacada, e para a Campanha Nacional 2016”.
Eduardo Guterra, dirigente portuário que representou a CUT/Nacional, também falou do período inusitado que vive o país e destacou a importância de respeitar os direitos de todos. “Estamos enfrentando de peito aberto a defesa da autonomia do povo brasileiro, da democracia e os direitos dos trabalhadores”.
Eleição transparente
Mais de 9 mil bancárias e bancários votaram na eleição para a nova diretoria do Sindicato, triênio 2016/18, ocorrida nos dias 8, 9 e 10 de março. Conforme foi ressaltado pelos dirigentes sindicais, o pleito foi realizado de forma democrática e transparente.
Diretoria Executiva
Presidência: EDUARDO ARAUJO DE SOUZA – BB
Secretaria Geral: CRISTIANO ALENCAR SEVERO – BRB
Secretaria de Administração, Patrimônio e Informática: ROSANE MARIA GONCALVES ALABY – Santander
Secretaria de Finanças: WANDEIR SOUZA SEVERO – Caixa
Secretaria de Assuntos Jurídicos: MARIANNA COELHO DE ALMEIDA AKUTSU LOPES – BB
Secretário de Assuntos Parlamentares: EDMILSON WANDERLEY LACERDA – Itaú
Secretaria de Comunicação e Divulgação: ANTONIO ABDAN TEIXEIRA SILVA- Caixa
Secretaria de Estudos Socioeconômicos: RAQUEL SANTOS LIMA – BRB
Secretaria de Formação Sindical: TERESA CRISTINA MATA PUJALS – BB
Secretaria de Imprensa: RAFAEL ZANON GUERRA DE ARAUJO- BB
Secretaria de Política Sindical: PAULO VINICIUS SANTOS DA SILVA – BB
Secretaria de Relações com a Comunidade: JAQUELINE PERROUD DO SACRAMENTO- BB
Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho: MARIA MONICA HOLANDA OLIVEIRA – BB
Secretaria Social e Cultural: SANDRO SILVA OLIVEIRA – Itaú
Diretoria
AGUINALDO MORAES FERREIRA – BB
ALFREDO NUNCIO DA SILVA SOL – BRB
DANIEL DE OLIVEIRA- BRB
EDSON IVO MOREIRA MARTINS – BRB
FABIANA UEHARA PROSCHOLDT – Caixa
FATIMA SUZANA MARSARO – BB
HELENILDA RIBEIRO CANDIDO – Caixa
HENRIQUE DA CUNHA ALMEIDA – Caixa
JEFERSON GUSTAVO PINHEIRO MEIRA- BB
LAILSON BELEM LIMA- BB
MARIA JESSICA GOMES DE SOUZA – BRB
MARIA JOSE FURTADO – BB
MARILZA SPEROTO – HSBC
MARIO EMILIO MITRE CARTAXO – BB
MARLENE RODRIGUES DIAS- Caixa
MARTHA TRAMM SANTOS – BB
RAISSA FRAGA ALVES – Bradesco
RENAN ROSA DE ARRUDA – BB
RENATO SHALDERS- Caixa
RICARDO DE SOUSA MACHADO – BB
RODRIGO LOPES BRITTO – BB
RONALDO LUSTOSA DA ROCHA – BRB
VALMIR BARBOSA DA SILVA – BRB
VANESSA SOBREIRA PEREIRA – Caixa
VICENTE DE PAULA MOTA FRAZAO – HSBC
Conselho Fiscal: JOSE HERCULANO NASCIMENTO NETO (Bala) – Caixa
Conselho Fiscal: ANTONIO EUSTAQUIO RIBEIRO – BRB
Conselho Fiscal: KLEYTTON GUIMARAES MORAIS – BB
Conselho Fiscal (Suplência): RAFAELLA GOMES FREITAS- Caixa
Conselho Fiscal (Suplência): RAIMUNDO DANTAS DE LIMA – HSBC
Conselho Fiscal (Suplência): ROBERTO ALVES DE SOUSA – Itaú