Dia das Professoras e dos Professores

Educar é trocar saberes e formar cidadãos(ãs) com consciência crítica. É, sobretudo, construir futuros e sonhos de um mundo com justiça social para todas e todos. Educar é também um ato de coragem e resistência. É acreditar que, mesmo diante dos desafios, a educação segue sendo o caminho para transformar realidades.

Neste Dia das Professoras e dos Professores, o Sinpro celebra essa categoria de luta e reafirma o compromisso com a educação pública de qualidade, com a valorização de quem ensina e com a construção de uma escola pública acolhedora.

Hoje, nossa homenagem é também um chamado para a luta.

Ao longo dos anos, com organização, mobilização e unidade, conquistamos avanços importantes que garantiram condições de trabalho dignas e melhorias para toda a categoria. Cada conquista foi resultado de muita luta, enfrentamento e diálogo. 

Mas é preciso ir além. As ofensivas contra o magistério público e a educação libertadora persistem. Tentam enfraquecer a gestão democrática, silenciar vozes, atacar direitos e promover o desmonte da escola pública. E tem mais: os serviços públicos e seus os(as) servidores – inclusive profissionais do magistério – também estão ameaçados com a reforma administrativa que está em discussão no Congresso Nacional. Precisamos resistir! 

Que nesta data, possamos refletir sobre o significado de ser professora e professor em tempos de retrocessos, e sobre a urgência de defender a escola pública, democrática e socialmente referenciada.

Assista ao vídeo em homenagem ao Dia da Professora e do Professor produzido pelo Sinpro. O material também está sendo transmitido na TV aberta.