De alunos a protagonistas: o impacto do Projeto Cine 10 no CEF 10 do Gama
Uma iniciativa pensada para incentivar a criatividade, a cooperação, o domínio de ferramentas audiovisuais e colocar os estudantes do 9º ano como protagonistas de todo o processo de produção de curtas-metragens. Assim nasceu o Projeto Cine 10, no Centro de Ensino Fundamental 10 do Gama, em 2017.
Ao longo dos anos, a proposta ganhou força e seguiu sendo realizada todos os anos — mesmo na pandemia — sob coordenação dos professores Wellington Araújo (Tom) e Allan Domingos.
As obras produzidas na edição de 2025 serão exibidas na “Noite de Gala”, em que os próprios(as) alunos(as) apresentarão e premiarão os vencedores em diversas categorias. O evento acontecerá no dia 13 de agosto, no Teatro do Sesc do Gama, às 19h.
Segundo o professor Allan Domingos para as produções são escolhidos temas transversais que abordem pautas relevantes como relações de gênero, raça, cultura de paz e outras. A ideia é estimular o pensamento crítico dos estudantes e tratar de assuntos que fazem parte do cotidiano dos(as) jovens.

Hoje, mais do que dar espaço à criatividade dos(as) estudantes, o Projeto Cine 10 tem produzido impacto transformador para além dos muros da escola.
“É mais do que uma atividade obrigatória. A gente percebe que os estudantes se envolvem de verdade porque são protagonistas no processo. Notamos também que alguns alunos tímidos e que participavam pouco das aulas se destacaram no projeto, seja em atuação ou dirigindo um curta. Já tivemos casos de estudantes que, depois do Cine 10, seguiram carreira na área de audiovisual e trabalham com isso hoje”, disse o professor Allan.
Projeto Cine 10
O Projeto Cine 10 foi idealizado em 2017 pela então professora do CEF 10 do Gama Nayara Yasmelli, que atuava em regime de contratação temporária. Em princípio, era voltado apenas a algumas turmas.
Com a colaboração dos demais professores(as) e da direção da escola, a iniciativa foi estendida a todas as turmas do 9º da unidade escolar, e hoje também conta com o apoio das famílias dos estudantes.
As obras produzidas pelos estudantes estão disponíveis no Youtube. Clique aqui para assistir.