CUT debate nesta 4ª defesa da Petrobras e ações antissindicais da gestão da estatal

notice

Portal CUT – Por Redação Nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, a CUT vai debater, ao vivo, porque a sociedade precisa defender a Petrobras, patrimônio do povo brasileiro, e também a categoria petroleira contra as atitudes arbitrárias da atual gestão, que além de dar início ao processo da liquidação da empresa, está perseguindo os trabalhadores e violando as convenções internacionais do trabalho. Ou seja, está violando a lei.

Leia mais: TCU pode enquadrar gestão da Petrobras e desfazer venda da RLAM pela metade do preço

A live é também em solidariedade ao coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que foi punido com 29 dias de suspensão pela direção da Petrobras, por cumprir o seu papel de líder sindical denunciando escândalos na petroleira, descaso com a vida dos trabalhadores e atos arbitrários e contrários à lei e aos interesses do povo brasileiro.

Saiba porque Deyvid Bacelar foi punido.

A live será transmitida, simultaneamente, no Facebook e no You Tube da CUT Nacional e outras mais de 60 entidades sindicais, de movimentos sociais, da juventude, da área de comunicação e de partidos políticos. 

No total, a transmissão terá cerca de 1h30m de duração e será dividida em 3 blocos. A apresentadora será Andrea Trus, Educadora, licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Pós- Graduanda em Planejamento Educacional em Políticas Públicas e em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. 

No primeiro bloco, o tema debatido girará em torno das práticas antissindicais da atual gestão da estatal, que viola convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na tentativa de intimidar os petroleiros e impedir a luta por direitos, pela vida e em defesa da Petrobras.

Participam deste bloco o presidente Nacional da CUT, Sérgio Nobre, o secretário de Relações Internacionais da Central, Antonio Lisboa, advogados trabalhistas e juristas.

Neste bloco também serão exibidos vídeos envidados por Valter Sanches, da  IndustriAll, pelo governado do Maranhão, Flávio Dino, além de deputados, entre outras autoridades.

O segundo bloco vai discutir a perseguição aos trabalhadores organizados, seja em sindicatos ou movimentos sociais, o assédio e a perseguição contra os trabalhadores, bem comum na atual gestão da petroleira brasileira.

A deputada e presidenta do PT Nacional, Gleisi Hoffman participa ao vivo deste bloco que contará com vídeos gravados pelo senador Jacques Wagner (PT-BA), presidentes de centrais sindicais e de movimentos sociais.

O tema do terceiro e último bloco será a defesa das empresas públicas realizada pelos trabalhadores. Ao vivo participam o secretário de Comunicação da CUT Nacional,  Roni Barbosa, que também é petroleiro, Rita Serrano, do Comitê em Defesa das Empresas Públicas, o ex-ministro José Dirceu e representantes de movimentos sociais como MST e UNE.

Fonte: CUT