Cultura da paz também passa pela valorização do magistério público
A falta de investimento na educação gera desgaste emocional, sobrecarga e violência estrutural, que dificultam a mediação de conflitos e o acolhimento de estudantes. No sentido contrário, escolas com profissionais respeitados e apoiados tornam-se espaços de diálogo, equidade e transformação social, onde a paz não é apenas ausência de conflitos, mas fruto de justiça e dignidade.
Desde março de 2025, esta preocupação vem sendo debatida pela Escola Classe 19 de Ceilândia, com o desenvolvimento do projeto Boneca Pacífica. Idealizado pela orientadora educacional Hellen* e pela pedagoga Cristiana*, em parceria com a direção da EC 19, o projeto foi criado devido à necessidade de aprofundar temas sensíveis em sala de aula de maneira lúdica.
A Boneca Pacífica percorre as salas junto com sua bagagem de livros e as crianças ficam responsáveis por acolher e compartilhar conhecimentos, inserir a personagem em suas atividades diárias, além de discutir, buscar soluções e abordar temas do cotidiano.
As temáticas abordadas no projeto são: respeito; comunicação não violenta; combate e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes; inclusão; amizade; combate e prevenção ao bullying; educação antirracista e saúde mental.
“Hoje a gente vive um grande desrespeito em relação ao trabalho do professor, além da desvalorização contínua. Uma professora foi ameaçada e fizemos uma passeata no dia 29 de maio para denunciar e pedir respeito aos professores”, afirma a diretora da unidade Maria do Carmo. Segundo ela, a iniciativa dialoga diretamente com a luta da categoria do magistério por valorização e uma educação de qualidade, que estão entre os itens reivindicados na atual greve da categoria.
Além de toda preocupação com a cultura de paz no ambiente escolar, a equipe especializada de apoio e aprendizagem e a equipe diretiva na EC 19 desenvolvem a escuta ativa com os estudantes, bem como suas famílias, validando suas dúvidas e sentimentos para garantir o desenvolvimento socioemocional das crianças e dos adolescentes.
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