Governo Rollemberg fecha Cosaude de Taguatinga

Apesar de um dos pleitos da Pauta de Reivindicações dos (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais da rede pública do Distrito Federal ser a descentralização da Coordenação de Saúde Ocupacional (Cosaude), o governo Rollemberg irá fechar a unidade da Cosaude de Taguatinga no dia 31 de agosto e centralizará o atendimento em uma única sede no Plano Piloto.
Ou seja, até o dia 31 de agosto, a unidade da Cosaude de Taguatinga homologará atestados. A partir de 1º de setembro, os atendimentos para esse tipo de serviço serão realizados somente na unidade da Asa Norte.  As juntas médicas (atestado acima de 30 dias) já estão sendo realizadas na nova sede, no Plano Piloto, desde segunda-feira (10/8).
Na opinião da diretoria colegiada do Sinpro-DF, a unificação dos procedimentos da perícia médica é importante para o conjunto dos (as) trabalhadores (as) da Educação porque ao longo dos anos tem identificado, durante os procedimentos, diversos maus-tratos aos (às) professores (as) que procuram o serviço de perícia médica.
A unificação serve para que o trabalho dos médicos peritos, independentemente do órgão que o (a) servidor (a) público (a) atua, prestem o mesmo serviço, dando tratamento isonômico nas perícias médicas a todo o funcionalismo público do GDF. A unificação, portanto, é um procedimento bom para a categoria.
A diretoria não concorda com a centralização da perícia médica no Plano Piloto, uma vez que a geografia do Distrito Federal irá impor aos (às) professores (as) que vivem nos extremos, como Planaltina, Gama, Taguatinga, mais distâncias para poder ser atendido. A centralização é ruim porque o (a) trabalhador (a) terá de se deslocar para o Plano Piloto para ser atendido (a).
No entendimento da diretoria do Sinpro-DF,  o GDF dever promover a descentralização do serviço de perícia médica e unificar os procedimentos dessa perícia. Assim, a diretoria irá continuar cobrando a descentralização da perícia médica e a criação de novas unidades da Cosaude em outras regiões administrativas. Esse é um ponto que já está na Pauta de Reivindicações. A categoria pleiteia não só a permanência da unidade de Taguatinga, mas também a instalação de outras unidades nas Coordenações Regionais de Ensino para atender melhor aos (às) professores (as).
A partir de setembro, todo tipo de atendimento da Cosaude será feito na única unidade, situada no Setor Comercial Sul (SCS) – Quadra 9 – Lote C – Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A – 1º Subsolo (ao lado do Venâncio 2.000, de frente para o Parque da Cidade) – Brasília-DF. O telefone da nova sede é (61) 3347-5092. Confira ao final desta matéria o endereço no Google Maps.
 
COORDENAÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL – COSAUDE
 
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE ATESTADOS
MÉDICOS E REALIZAÇÃO DE PERÍCIAS E JUNTAS MÉDICAS
 
ENDEREÇO: SHCGN 711 NORTE,ÁREA ESPECIAL S/Nº-BRASÍLIA–DF– CEP: 70.750-760
(ANTIGA ESCOLA CLASSE 711 NORTE – ENTRADA PELA W4)
COORDENADORA: DRA. LUÍZA CAROLINA CARNEIRO BARREIROS
 
COSAUDE TAGUATINGA: QSA – 5/6 – ÚLTIMO PORTÃO DO CEMAB – Taguatinga
 
DSO do Plano Piloto: 3901-7517/3901-8298/3901-8222 (Glória)
 
Diretoria/Coordenação: 3901-7536 (Ana Paula, Denise, Cristiane, Shirlei ou Cláudia)
 
PADQ (Dependentes Químicos): 3901-8298
 
Prontuário Médico: 3901-8222 (Marcação de Junta Médica)
 
DSO de Taguatinga: 3901-6674/3901-6766
 
Contrato Temporário: 3901-4542/3901-7792
 

TROCA DE ATESTADOS(BIOMETRIA) PERÍCIAS MÉDICAS(JUNTA MÉDICA E PSICOLOGIA) ATENDIMENTO AGENDADO 
Plano PilotoDas 12h às 19h30 Plano PilotoDas 7h30 às 12h
TaguatingaDas 7h30 às 13h TaguatingaTodas as Juntas Médicas serão realizadas na COSAUDE do Plano Piloto