Convoca Já! | Sinpro e aprovados promovem faixaço na Praça do Buriti

A campanha do Sinpro Convoca Já!, em parceria com a Comissão dos Aprovados, promoveu, nesta quinta-feira (15/5), faixaço na Praça do Buriti. O objetivo foi pressionar o governo Ibaneis Rocha/Celina Leão a nomear os(as) professores(as) que aguardam apenas uma canetada do GDF para serem efetivados(as). A atividade é parte do Calendário de Lutas construído conjuntamente em abril.

Professores aprovados em concurso público reivindicam nomeação. Fotos: Deva Garcia

 

O faixaço foi realizado durante todo o dia, e contou com a presença de vários(as) professores(as) aprovados(as) no último certame do magistério público. Dentre as frases que evidenciaram os prejuízos à educação pública gerados pela falta de educadores(as) efetivos(as) estavam: “Nossa corrida é pela nomeação de todos os aprovados da SEEDF” e “Tem escola sem professor e tem professor esperando nomeação. Ibaneis/ Celina, Convoca Já!”.

As próximas atividades do Calendário de Lutas serão assembleias regionais no dia 22 de maio, às 9h e 14h, e a assembleia geral com indicativo de greve e paralisação, no dia 27 de maio, às 9h, no estacionamento da Funarte.

 

Prorroga já!

Além da nomeação de todos(as) os(as) aprovados(as), o Convoca Já! luta também pela prorrogação do concurso realizado em 2022, que vence no dia 27 de julho. “A nomeação das professoras e dos professores aprovados em concursos públicos é mais do que um cumprimento legal, é um ato de valorização da educação pública”, afirma a diretora do Sinpro Ana Bonina.

 

Desvalorização

Atualmente, o Distrito Federal registra aproximadamente 15 mil professores(as) em regime de contratação temporária na rede de ensino, número que ultrapassa o total de professores(as) efetivos(as).

O cenário evidencia a desvalorização dos(as) profissionais da educação pública e a precarização da educação. “A rede de ensino vive um verdadeiro apagão de docentes, fato que impacta diretamente a qualidade do ensino-aprendizagem. Já temos previsão orçamentária na LOA de 2025 para as nomeações e um banco de aprovados. O que falta é vontade política para fazer essas nomeações”, explica Ana Bonina.

Uma das faixas dizia que tem escola sem professor e professor esperando nomeação. Fotos: Deva Garcia

Clique aqui e confira o álbum de fotos.

Edição: Vanessa Galassi