Contracheque de fevereiro tem Gaped/Gase incorporada e titulação dobrada
O contracheque de fevereiro (relativo ao mês de janeiro) dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública do DF está disponível com o valor integral da incorporação da Gaped/Gase e o percentual atualizado de titulações.
A incorporação da Gaped/Gase aumenta o vencimento, o que traz um efeito cascata que implica maior valor para o anuênio (adicional por tempo de serviço), para as gratificações de exercício, para o 13º salário e outros direitos. Além disso, a incorporação da gratificação ao vencimento resguarda a categoria de qualquer ameaça de retirada desse valor.
A conquista da incorporação da Gaped/Gase é resultado da luta e da mobilização da categoria do magistério público do DF. Após 22 dias de greve em 2023, o GDF, que se recusava a negociar, abriu diálogo com a Comissão de Negociação do Sinpro e negociou a incorporação integral das gratificações, em seis parcelas. O avanço deu início à reestruturação da carreira, pauta fundamental da luta da categoria.
Os novos percentuais de titulação configuram um dos principais itens do acordo de encerramento da greve de 2025. Com a conquista, quem tem pós-graduação passa a receber 10% sobre o vencimento básico (antes era 5%); mestres terão 20% (antes era 10%); e quem tem doutorado receberá 30% sobre o vencimento básico (antes era 15%).
Mais de 86% dos profissionais do magistério da ativa serão beneficiados pelos novos índices. A conquista é mais um passo rumo à reestruturação da carreira magistério.
