Contra as privatizações e em defesa da soberania, entidades organizam ato virtual nacional

2020 10 02 ato soberania frentes
Acontecerá, neste sábado (3/10), às 15h, o ato político e cultural “Pela soberania nacional, em defesa do povo brasileiro”, nas redes sociais. Em alusão aos 67 anos da Petrobras, o evento tem o objetivo de apresentar um contraponto à agenda econômica de privatizações do governo federal e fortalecer uma articulação nacional em defesa das empresas públicas e estatais em todo o Brasil.

De acordo com Fabiola Latino, representante da Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia, a atividade é fundamental para sensibilizar e despertar o povo brasileiro para a importância dos serviços públicos e das empresas estatais que fazem integração regional e diminuem desigualdades sociais em seus locais de atuação. “Empresas lucrativas que o governo quer vender para beneficiar poucos empresários, e é a população que sofre as conseqüências dessa política entreguista”.

Em nota, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população brasileira para uma série de iniciativas no sentido de fortalecer as ações deste dia de lutas. “Após o golpe de 2016, o projeto de destruição da soberania, o saqueio das riquezas, a entrega de empresas públicas estratégicas, a desindustrialização e desemprego em massa, a destruição da Amazônia, a privatização da educação e saúde, os tarifaços nos alimentos e demais serviços públicos (luz, água, gás de cozinha e combustíveis) tem sido a tônica do governo de Jair Bolsonaro”, aponta a nota.

Trecho do manifesto assinado por dezenas de organizações, sindicatos e movimentos sociais que integram o Comitê de Luta Contra as Privatizações destaca: “Não podemos permitir que as empresas de prospecção, exploração e refino de petróleo, bancos públicos seculares, correios com honrosa tradição de serviços, portos e serviços portuários, empresas de eletricidade, de saneamento, transporte público, serviços públicos de todas as esferas tenham de viver a ameaça de extinção ou de privatização total ou parcial. Essas empresas atuam em setores estratégicos para a soberania nacional”.

Haverá atos presenciais em todo o Brasil, com todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai transmitir a live a partir das 15h pelo Facebook – https://www.facebook.com/cntebrasil

O ato é organizado pelas seguintes entidades: Comitê de Luta Contra as Privatizações, Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia.

Já estão confirmadas várias personalidades, entre elas o teólogo Leonardo Boff, os ex-presidentes do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de parlamentares, lideranças indígenas, sindicais e de movimentos populares.

Serviço
Ato nacional “Pela soberania nacional, em defesa do povo brasileiro”, nas redes sociais
Data: 3/10, sábado.
Horário: 15h (horário de Brasília).
Nas redes: Youtube e Facebook da Rede TVT (@redetvt) e das demais organizações envolvidas.

Fonte: CNTE