Sinpro convida categoria para Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa

O Sinpro e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) convidam a categoria do magistério público, principalmente as aposentadas e os aposentados, para participar da Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi): “Envelhecimento com dignidade, democracia, políticas públicas e participação social”. A atividade será na próxima terça (12/8), das 16h às 18h, e quarta-feira (13/8), das 9h às 13h, em formato híbrido. Clique no link a seguir, preencha o formulário e se inscreva: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCZ9Myl3E8eDplqz5j8uUtVmvgwUFZkLjD2aw7GfP1CznVcw/viewform Após a inscrição, será enviado o link de participação.

A conferência livre é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – Conapidi.

“As conferências são instrumentos democráticos de construção de políticas públicas do país. Por meio delas, a população discute e encaminha, juntamente com o governo e os poderes públicos, as propostas que melhoram a qualidade de vida e asseguram recursos financeiros públicos para as políticas necessárias aos segmentos sociais”, afirma a diretora do Sinpro Elineide Rodrigues.

“É essencial que a nossa categoria participe dessa etapa preparatória para que tenhamos uma conferência nacional que corresponda ao que precisamos. O Estado deve implementar políticas públicas efetivas”, afirma a sindicalista.

 

 

6ª Conapidi

A 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Brasília, de 16 a 19 de dezembro de 2025.

A agenda de debate do envelhecimento está organizada em cinco eixos temáticos:

  1. Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
  2. Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
  3. Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
  4. Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
  5. Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.

Atualmente, 15,8% da população brasileira, ou 32.113.490 de pessoas com 60 anos ou mais, representam o cenário das múltiplas velhices, incluindo mulheres e homens de diversas etnias (amarela, branca, indígena, negra), identidades LGBTQIAPN+, quilombolas, populações do campo, floresta e águas, além de pessoas em situação de rua e de privação de liberdade, entre outras especificidades. As informações estão no site oficial da 6ª Conapidi https://6conadipi.mdh.gov.br/#noticias

 

Edição: Vanessa Galassi