Carteira Nacional Docente do Brasil garante benefícios e descontos para professores
Durante as solenidades do Dia da Professora e do Professor (15 de outubro), o governo federal lançou, oficialmente, a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), com validade de 10 anos. O documento pode ser solicitado a partir desta quinta-feira (16) e é a chave para vantagens exclusivas do Programa Mais Professores. Para requerer sua CNDB, clique no link a seguir: https://www.gov.br/mec/pt-br/mais-professores
Além disso, o documento oficial, que tem o objetivo de valorizar a categoria, está disponível para solicitação e atenderá os cerca de 2,7 milhões de professoras e professores das redes públicas e privadas de ensino de todo o país. A CNDB é um documento oficial de identificação destinado exclusivamente a professoras e professores em exercício de todos os níveis e etapas da educação (básica e superior). A emissão é digital e instantânea após a aprovação.
Vale destacar que esse documento é uma conquista da categoria e sua criação está prevista no Projeto de Lei (PL) 41/2025, aprovado em regime de urgência na Câmara dos Deputados em agosto deste ano. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) tem destacado que esse o documento é uma iniciativa importante para o magistério no país porque a profissão docente precisa cada vez mais de reconhecimento e valorização.
O Sinpro destaca que esse reconhecimento precisa estar junto com outras ações, como a aplicação do Piso na carreira em todos os estados e municípios e que é necessária a superação da política de mérito por avaliações e o fortalecimento da formação continuada em todos os lugares, como defende a CNTE.
Quem tem direito à CNDB?
- Todas as professoras e professores em exercício da atividade docente em instituição de ensino, nas redes pública e privada (federal, estadual, distrital ou municipal), em todos os níveis e etapas da educação.
- É imprescindível que a professora e o professor tenham o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal.
- Cabe às instituições empregadoras manterem as informações das professoras e dos professores atualizadas para garantir a elegibilidade e emissão.
Benefícios e vantagens exclusivas
A CNDB é a chave que dá acesso a uma série de benefícios exclusivos do Programa Mais Professores, dentre eles, meia-entrada em eventos culturais, como teatros, shows e cinemas; hospedagem, com desconto de 15% no valor da diária de hotéis associados, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Outras vantagens e benefícios são os serviços financeiros com acesso a cartão de crédito pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil sem cobrança de anuidade; e o Programa #TôComProf, que assegura descontos, benefícios e vantagens especiais em empresas parceiras que exibirem o selo do programa. O desconto mínimo do Programa #TôComProf é de 10% sobre o valor praticado ao público em geral. As parcerias envolvem setores como alimentação, saúde, transporte, moradia, entre outros.
Passo a passo para solicitar a CNDB
A emissão da CNDB é realizada de forma digital por meio do sistema “Mais Professores”. Confira o passo a passo:
- Acesso ao sistema: Acesse o sistema Mais Professores utilizando sua conta GOV.BR
- Verificação de dados: O sistema exibirá seus dados pessoais e vínculos com instituições de ensino.
- Confirmação e correção: Verifique e confirme as informações apresentadas. Em caso de dados incorretos, será necessário contatar a instituição empregadora para a devida correção.
- Informações adicionais: Informe seu endereço completo e contatos (e-mail e telefone).
- Upload da foto: Faça o upload de uma foto que atenda aos parâmetros exigidos pelo sistema.
- Prévia e confirmação: O sistema exibirá uma prévia da CNDB. Se todas as informações e a foto estiverem corretas, confirme a emissão.
- Emissão digital: A versão digital da carteira será disponibilizada para download imediato, garantindo o acesso aos benefícios.