Cine Brasília recebe, neste fim de semana, a primeira etapa do 16º Festival LoboFest

No próximo fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, o Cine Brasília sediará a primeira etapa da 16ª edição do Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes. A entrada é gratuita. Este ano, o festival de curtas metragens será realizado em duas etapas. A programação completa está disponível no Instagram @lobofestbsb.

A exemplo das edições anteriores, a mostra está organizada em sessões de aproximadamente uma hora de duração, com filmes agrupados por temática, linguagem e faixa etária do público. Haverá sessões para crianças, jovens e adultos.  Nesta edição, o festival homenageia os álbuns Clube da Esquina (1970) e Clube da Esquina 2 (1972). As sessões foram batizadas com os títulos de algumas músicas dos álbuns.

Participam da mostra 53 curtas-metragens, dos quais oito são brasileiros e os outros 45 de países asiáticos, europeus, latino-americanos, africanos e do Oriente Médio. Destacam-se, entre os curtas da mostra, trabalhos premiados em grandes festivais mundiais como o de Berlim, Cannes e Clermont-Ferrand.

Os filmes brasileiros participam da mostra competitiva com prêmios em dinheiro e um prêmio especial de pós-produção para um curta-metragem. A classificação indicativa dos filmes deve ser consultada na programação do festival, disponível no instagram @‌lobofest. O projeto é realizado pela Tabata Filmes com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

 

Milhares de inscrições

A comissão de seleção da 16ª edição do Lobo Fest, formada pelos curadores Bruno Carmelo, Josiane Osório, Rodrigo Campos e Ulisses de Freitas, recebeu mais de 2 mil inscrições de filmes de várias partes do mundo e do Brasil. Foram privilegiadas as produções que tratam de temas atuais por meio de uma linguagem contemporânea, filmes provocadores. Todos os filmes foram produzidos entre 2023 e 2024.

 

Destaques

O público poderá conferir alguns dos principais lançamentos mundiais e conhecer produções emergentes de países que começam a despontar na cena internacional. Este ano, o Lobo Fest recebeu inscrições de filmes de países com produção ainda pequena em volume, mas com trabalhos contundentes. É o caso da produção costarriquenha “Solo la Luna Comprenderá”, de Kim Torres, e o filme palestino “An Orange From Jaffa”, de Mohammed Almughanni. Destaques também para “Ojalá pudiera decir la verdad”, do peruano Víctor Augusto Mendívil e o uzbeque “Precipice”, de Semyon Gritsai.

Entre os brasileiros, destacam-se as produções “Amarela”, de André Hayato Saito, e “Minha mãe é uma vaca”, de Moara Passoni. Ainda na produção brasileira, dois realizadores com carreiras internacionais: “Júpiter”, de Carlos Segundo e “Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli. 

Destaque também para o curta “O Terno da Cigarra”, de David Alves Mattos (2023), representando o Distrito Federal, com exibição no domingo, 27/10, às 14h. Veja o trailer dessa produção:

Conversas com especialistas

Como parte da programação da 16ª edição do Lobo Fest, no sábado, 26, às 17h30, acontece a conversa “Cinema: o olho que me olha – a verdade da ficção”, com o pesquisador Roberto Medina. No domingo, às 17h30, a conversa será sobre “O lugar e o íntimo, a direção de arte como expressão do sensível”, com Maíra Carvalho, diretora de arte filiada à Bra.da – Diretoras de Arte do Brasil. Os encontros acontecem no foyer do Cine Brasília, com entrada gratuita e classificação indicativa livre para todos.

 

Premiação

Os filmes brasileiros apresentados nas duas etapas do Lobofest – a segunda ocorre entre os dias 11 e 15 de novembro no Instituto Federal de Brasília, Campus Riacho Fundo – participam da mostra competitiva, que terá premiação pela escolha da audiência e do júri especializado. O mais votado em cada categoria recebe prêmio de R$ 1.500,00 cada, e o melhor filme nacional escolhido pelo júri receberá também um prêmio da DOT Cine para a pós-produção de um filme de curta-metragem.

 

Programação paralela

Ao longo da realização do festival, serão oferecidas as oficinas “Roteiro de cinema para filmes silenciosos” e “Oficina de documentário”. A abertura das inscrições será informada pelo Instagram @‌lobofest.

Nascido em Brasília, o Lobo Fest– Festival Internacional de Filmes comemora sua 16ª edição este ano, e é considerado o primeiro festival internacional de Brasília dedicado aos filmes de curtas-metragens.  O Lobo Fest tem apresentado um rico panorama mundial de curtas do cinema do presente. A mascote do festival é o lobo-guará, animal típico do Cerrado, conhecido por espalhar sementes em suas andanças, que aqui se torna um símbolo de disseminação e circulação de conteúdo.

 

Serviço:

16º Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes

Etapa Cine Brasília | 53 filmes de curta-metragem

45 internacionais e 8 brasileiros

Quando | 26 e 27 de outubro

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa |verificar na programação do festival

Programação |Instagram (@lobofestbsb)

 

Encontros com especialistas

Cinema: o olho que me olha – a verdade da ficção

Com pesquisador Roberto Medina

Quando | 26/10, às 17h30

Onde | Foyer do Cine Brasília

Entrada | Gratuita

 

O lugar e o íntimo, a direção de arte como expressão do sensível

Com Maíra Carvalho do coletivo Bra.da – Diretoras de Arte do Brasil

Quando | 27/10, às 17h30

Onde | Foyer do Cine Brasília

Entrada | Gratuita