CIL 01 de Brasília – 50 anos democratizando o ensino de língua estrangeira

Há 50 anos, o sonho de democratizar o ensino de línguas estrangeiras no Distrito Federal saiu do papel com a criação do Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília. Desde sua criação, em 1975, o CIL se tornou referência no país.

Ao longo dessas cinco décadas, a escola formou milhares de alunos. Muitos deles transformaram o domínio de uma segunda língua em oportunidades acadêmicas e profissionais. Com uma proposta pedagógica inclusiva, o CIL 01 simboliza a democratização do conhecimento no DF, e reforça a premissa de que a educação pública pode ser transformadora.

 

Professores e professoras do CIL 01/diurno | Foto: aqruivo CIL 01

 

“Em meio século de existência, a escola tem inspirado o amor de professores e ex-professores pelo ensino de línguas estrangeiras, transformando a trajetória de milhares de estudantes. Muitos desses alunos, que no início nem imaginavam falar outro idioma, hoje ganham o mundo como profissionais, acadêmicos e cidadãos globais. Alguns retornaram ao próprio CIL como docentes exemplares, perpetuando um ciclo virtuoso de dedicação, excelência e paixão pelo conhecimento”, declara a vice-diretora do CIL 01 de Brasília, Mônica Harumi Shimizu.

A diretora do Sinpro Izabela Cintra atuou durante 25 anos como professora do CIL 01, e afirma que este é seu “maior orgulho”. “Meu maior orgulho foi atuar durante os meus 25 anos de Secretaria de Educação em uma escola que democratiza o ensino de línguas estrangeiras e cria oportunidades para alunos das escolas públicas. Esse orgulho fica ainda maior quando encontro ex-alunos que hoje são médicos, advogados, de várias outras profissões, e falam como aprender uma outra língua fez diferença em suas vidas”, conta.

 

Professores e professoras do CIL 01/noturno | Foto: arquivo CIL 01

 

Calendário de comemorações

Para comemorar os 50 anos de história e sucesso, o CIL 01 de Brasília realiza uma série de festividades.

Nesta quinta-feira (14), às 19h, será realizada uma sessão solene no próprio centro (SGAS I 907/908, Módulos 25/26 – Asa Sul).

Dia 18 de agosto, as homenagens serão às 10h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

As festividades prosseguem no dia 30 de agosto com a realização de uma grande festa, com música ao vivo e foodtrucks. Interessados(as) devem procurar o Centro de Referência do CIL 01 para reservar seu convite. O prazo vai até o dia 22 de agosto ou até que se esgotem os ingressos.

As celebrações seguem na primeira semana de setembro com o protagonismo dos(as) alunos(as) no tradicional Festival de Tortas, evento gastronômico e cultural que, neste ano, ganha um significado especial por estender as comemorações do cinquentenário.

 

Edição Vanessa Galassi