10ª edição do “Corujão do CEMUB” será realizada no dia 7/11, às vésperas do Enem 2025
O Centro de Ensino Médio Urso Branco (CEMUB), do Núcleo Bandeirante, realizará, na sexta-feira, 7 de novembro, a 10ª edição do “Corujão do CEMUB”, o tradicional aulão noturno que prepara e motiva os(as) estudantes para o Enem, cujas provas acontecem no domingo, 9 de novembro.
O evento, que vai das 18h às 6h da manhã seguinte, é conhecido por unir revisão de conteúdos, apresentações artísticas e muita integração entre estudantes e professores(as). Criado em 2014, o “corujão” nasceu da ideia dos professores Rogério P. B. Côrtes (língua portuguesa) e Eronildo Santiago (filosofia) de desmistificar o Enem, o PAS e outros vestibulares e ta preparação em uma experiência leve e coletiva.
Idealizador e professor de língua portuguesa, Rogério P. B. Côrtes, diz que o aulão surgiu para integrar as potencialidades dos(as) estudantes e professores(as) nas áreas das artes, da música e das habilidades socioemocionais. “Nosso lema sempre foi: ‘Não damos aula, damos show!’”, conta.
Nesses 10 anos, o corujão se consolidou como um momento marcante da comunidade escolar ao reunir estudantes, ex-alunos e docentes em uma grande celebração de conhecimento e motivação. Ex-integrantes retornam para ministrar aulas, dar depoimentos e participar da organização do evento, mantendo viva a essência do projeto.
A banda formada por estudantes é uma das atrações fixas do corujão. Desde a primeira edição, o grupo se renova a cada ano, o que simboliza, na prática, a continuidade e o espírito colaborativo do evento. Além das apresentações musicais, o aulão inclui atividades interdisciplinares e revisões criativas, que ajudam os(as) estudantes a revisar conteúdos de forma descontraída e significativa.
Este ano, o evento ganha um tom especial de despedida: será o último corujão com o professor Rogério à frente da coordenação, já que o educador se aposenta em 2026. “Nada mais justo do que homenagear essas alunas e alunos maravilhosos e o meu parceiro Eron Santiago, que idealizou comigo essa aventura chamada Corujão”, declara Rogério.
“Eu e o Eron queremos agradecer a confiança e a parceria dos diretores Dreithe Thiago e Luís Henrique, de todo o corpo docente e, especialmente, dos alunos que estiveram conosco ao longo dessa jornada. Ao longo dos anos, formamos uma verdadeira família escolar. É emocionante ver nossos ex-alunos retornando comprometidos e cheios de vontade de retribuir. Eles compreenderam que a educação é um ciclo de partilha — e que todos nós, dentro da escola, somos aprendizes, fazedores e professores”, diz o professor.
Mais do que uma revisão, o corujão é um encontro de incentivo e afeto. Como resume uma ex-aluna em mensagem ao professor:“Um dia eu fui essa jovem que chorou escutando ‘Tempo Perdido’ e aprendeu que ‘temos nosso próprio tempo’. Obrigada por mostrar que a educação também pode ser amor”.
Com uma década de história, o Corujão do CEMUB segue firme no propósito de preparar mente e coração dos estudantes para os desafios do Enem — e provar que, quando o ensino é feito com paixão, o aprendizado acontece em clima de festa.
Serviço
Evento: 10º Corujão do CEMUB
Local: Centro de Ensino Médio Urso Branco (CEMUB), Núcleo Bandeirante
Data: Sexta-feira, 7 de novembro de 2025
Horário: das 18h às 6h
Público-alvo: Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio
Tema: “Não damos aula, damos show!”
 
 
