CEMTN realiza encontro com estudantes sobre a verdade sobre a ditadura militar

Nesta terça-feira (6), o auditório do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN) será palco de um encontro histórico com 120 estudantes para um debate sobre o livro Por trás das chamas. O evento, que será realizado entre 9h e 10h25 no auditório da escola, vai abordar os 21 anos dos horrores da ditadura civil-militar brasileira (1964–1985) com dois nomes de peso na defesa dos direitos humanos e da memória nacional: o poeta Pedro Tierra (pseudônimo de Hamilton Pereira) e Nilmário Miranda, jornalista e ex-ministro dos Direitos Humanos do primeiro governo Lula.

O livro Por trás das chamas reúne relatos de sobreviventes da repressão militar e propõe uma reflexão profunda sobre os crimes cometidos durante o regime. A obra corajosa é uma ferramenta pedagógica e um relato real do que aconteceu no período com censura sufocante, perseguições políticas, prisões ilegais, torturas brutais e assassinatos que calavam vozes contrárias às políticas entreguistas que os militares, empresários e governo estadunidense associados implantaram no país. A obra revela o terrorismo de Estado que marcou para sempre a história do Brasil e que deixaram feridas abertas em centenas de famílias.

O debate visa a sensibilizar a juventude brasileira sobre um dos períodos mais sombrios e nefastos da história do país e que se tornou uma ameaça constante depois do golpe de Estado de 2016. “Este livro é um grito pela memória”, afirma Pedro Tierra. “Reunimos histórias que precisam alcançar o coração e a consciência das novas gerações. Durante muitos anos, essas informações foram sonegadas e omitidas da juventude e proibidas de ser contadas nas escolas. Ainda estamos aqui, e é nosso dever reconstruir a memória das lutas contra a ditadura e consolidar uma cultura democrática”, disse o poeta.

Durante o debate, os(as) estudantes terão a oportunidade de ouvir relatos em primeira mão de quem enfrentou a repressão, refletir sobre os mecanismos de censura e violência estatal e debater com os autores sobre a importância da preservação da memória histórica. Esse debate é uma iniciativa da Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade e conta com o apoio do Ministério da Cultura (MEC). “É uma oportunidade única de mergulhar na verdade por trás da ditadura. A história clama por ser ouvida”, destaca a organização.

Serviço
Evento: Debate sobre o livro Por trás das chamas
Data: Terça-feira, 6 de maio
Horário: 9h às 10h25
Local: Auditório do CEMTN – Taguatinga (DF)