CEM 02 de Brazlândia realiza festival de curtas no Cine Brasília

Uma escola da periferia da cidade que é a mais distante do centro de Brasília levou seus alunos para um evento inédito. O CEM 02 de Brazlândia realizou, na noite da última quinta-feira (25/10) a final da 6ª Edição de seu Festival de Curtas nas dependências do Cine Brasília, na EQS 106, no Plano Piloto.

“Não temos auditório na escola, então as outras cinco edições do nosso Festival de Curtas eram realizadas no pátio, com muita ornamentação, mas no improviso. Este ano, levar a escola para o Cine Brasília foi um sucesso absoluto”, comemora Marcos Acléssio Carvalho Sousa, diretor da escola e professor de biologia.

Para “transferir” a escola para o Cine Brasília, a gestão da escola alugou 10 ônibus – com verba do deputado Fábio Félix via Edital Realize: “O deputado oferece, anualmente, um edital para que as escolas públicas apresentem projetos pedagógicos para serem executados com emendas parlamentares ao PDAF. Enviamos nosso projeto e fomos selecionados. Muitos de nossos estudantes pisaram num cinema pela primeira vez, e justo nesse momento tiveram a oportunidade de, na primeira vez no cinema, assistir às próprias produções”, conta o orgulhoso diretor.

Ao chegarem ao cinema, foram recepcionados com um pequeno coquetel e ganharam pipoca para acompanharem o filme.

 

O Festival de Curtas

Este ano, o Festival recebeu a inscrição de 29 vídeos com duração de 6 a 8 minutos, com o tema “Centro de Ensino Médio 02 de Brazlândia – Há 25 anos transformando vidas”.

O professor Marcos – que também é ex-aluno do CEM 02 – conta que as produções tiveram um importante efeito colateral: “Foi bastante emocionante, toda a comunidade escolar gostou muito das produções, e os vídeos mostraram o carinho e a sensação de pertencimento que nossos estudantes têm pela escola. Todos que presenciaram esse momento vão guardar esse registro na memória.”

Dos 29 vídeos inscritos, houve duas seleções: a primeira, feita pelos professores da escola; a segunda, por uma banca julgadora. Foram selecionadas 6 produções.  

Numa edição em que, mais do que nunca, todos saíram ganhando, a classificação geral foi anunciada com os cartazes das respectivas produções: a terceira colocação ficou com o 3ºC; o segundo lugar foi para o 3ºB, e o vencedor da noite foi o 2º ano L.

Veja os cartazes e, mais abaixo, o link para os filmes:

3º Colocado – 3ºC

 

 

2º Colocado – 3ºB

 

1º Colocado – 2ºL