CEI 01 de Planaltina desenvolve projeto de consciência ambiental com alunos

As professoras Neusimar Martins Gomes Pinheiro e Verane Araújo de Oliveira tiveram uma ótima ideia para revitalizar o espaço do CEI 01 de Planaltina, inserir as atividades dentro do contexto da ‘plenarinha’ da escola e plantar a consciência ambiental de cada aluno. Fazer uma horta.
Com total apoio da direção da escola, participam do projeto 48 estudantes do primeiro e segundo períodos. “Percebemos que já que as crianças passam um tempo por aqui, elas poderiam aprender brincando e preservando a natureza”, aponta Neusimar.
De acordo com a professora, “o intuito é criar pequenos cidadãos, ajudando na revitalização destes espaços ociosos, para que estas atitudes elas levem da escola para as suas casas”.
Antes de começarem a semear, os alunos assistiram a um filme sobre o tema (“O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”) e conversaram a respeito desta ação. Os pais começaram a se envolver, enviando sementes, alguns doaram mudas.
“Hoje plantamos alface, cebola, agrião, coentro e temos um alambrado em que semeamos maracujá e que em breve plantaremos chuchu e mamão. Os frutos da horta serão revertidos para o lanche dos próprios alunos”, diz Neusimar. O sr. Raimundo, pai da professora Verane, é outro entusiasta do projeto e frequentemente vai até a escola ajudar nos cuidados da horta.
O projeto está inserido dentro de outras ações pedagógicas da escola, como por exemplo o mini trânsito, com pistas de trânsito, placas, sinalização etc., com a participação de professores de educação física.
A escola fará uma exposição em setembro e espera que com a presença de professores e profissionais de outras escolas, que este projeto renda frutos e que essa ideia seja plantada em outras escolas da rede pública de ensino.