CEF Sargento Lima de Santa Maria é premiado com o projeto “Caminho das Águas”

O Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima de Santa Maria (CEF Sargento Lima de Santa Maria) tem tirado nota 10 no quesito superação. Trata-se do “Projeto Caminho das Águas”, que, a partir da realidade local e considerando as precariedades com o meio ambiente, institucionalizou oficinas pedagógicas de educação ambiental que envolve toda a comunidade escolar. O sucesso é tanto que o projeto tem ganhado prêmios e boas notas por ajudar a comunidade a superar dificuldades e a escola a elevar o seu nível de atuação na região.

O “Caminho das Águas” é uma proposta pedagógica em curso desde 2020. Foi pensada e desenvolvida de forma interdisciplinar pelos(as) professores(as) do CEF Sargento Lima e pela professora de Atividades, Nivian Paula Barros Viana Barreto, e aplicada nas turmas com estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Confira o álbum no Facebook no link a seguir: https://www.facebook.com/share/p/FCw8ao7JX9Euou2d/?mibextid=oFDknk.

A iniciativa tem recebido vários prêmios importantes. Além de ter conquistado o primeiro lugar nos Anos Iniciais, em 2023, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — um ranqueamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) —, também ganhou o prêmio Horta na Escola, da Embrapa; e outras premiações, como, por exemplo, um prêmio no Programa de Educação Fiscal; e medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Mirim (OBMEP Mirim).

“Com a crescente ocorrência de problemas ambientais, torna-se necessário pensar nos problemas com a água, os mananciais, a fauna e a flora, bens naturais indispensáveis a todos, inclusive para as gerações futuras. Diante dessa realidade, o CEF Sargento Lima, que faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá, institucionalizou o projeto, por meio de oficinas pedagógicas, partindo da realidade local e considerando as precariedades com o meio ambiente. O estudo utilizou a pesquisa participativa para demonstrar as experiências vivenciadas por estudantes, professores e a comunidade do CEF, em que todos os envolvidos se comprometem com a busca por soluções/práticas de responsabilidade e comprometimento socioambiental”, explica a professora.

Metodologia e aplicação

A proposta metodológica é de abordagem qualitativa, com realização de pesquisa participante realizada sobre o tema educação ambiental nas escolas, sustentabilidade e ferramentas tecnológicas com estudantes do 5º e 6º Anos do Ensino Fundamental. Os dados gerados ao longo da pesquisa são obtidos durante oficinas de implantação do projeto. “Os resultados indicam que, ao debater assuntos tangíveis à vivência dos estudantes das escolas do campo, bem como seus interesses, motivação e participação, influencia o senso comum e o saber científico, e isso demonstra a importância de promover o debate sobre as características da comunidade em diálogo com a prática realizada nas escolas”, afirma Nivian.

Ela diz que, ao promover uma Educação Ambiental, Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a escola passa a ter o dever de estimular práticas e ações para sensibilizar a sociedade em relação às questões ambientais e que, para tanto, é preciso que a PNEA busque alternativas nos currículos educacionais e nas novas metodologias para capacitar os indivíduos para este fim. “Esse trabalho parte da reflexão acerca da escassez e mau uso da água, com enfoque na conscientização dos recursos naturais”, acrescenta.

Objetivos pedagógicos

O objetivo desse projeto, segundo a professora, é elaborar, implementar, avaliar e replicar estratégias de inserção de metodologias que possibilitem a participação dos estudantes, professores, familiares, enfim, da comunidade local para se comprometerem com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da região. “As atividades desenvolvidas focaram na problemática dos recursos hídricos de forma interdisciplinar com professores(as) de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e artes”, informa.

Ela considera, ainda, que o trabalho com projetos constitui uma das posturas metodológicas de ensino mais dinâmicas e eficientes, sobretudo pela sua força motivadora, aprendizagens em situação real e trabalho em cooperação. “Ele propicia a conexão de várias áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa para o educando. Com os projetos, os professores têm a oportunidade de utilizar diferentes métodos que se adequam à demanda daquela sala de aula”.

Além disso, Nivian avalia que, quando há um desenvolvimento eficiente dos projetos escolares, o estudante constrói habilidades ligadas à cidadania, se tornam mais ativos no caminho da construção de conhecimento, em geral e são capazes de enfrentar situações-problema, com as quais inevitavelmente, irão se deparar no seu cotidiano”, finaliza.

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