CEF 306 Norte recebe Prêmio Paulo Freire de Educação da CLDF
O Projeto “Jogos Cooperativos do CEF 306 Norte – JICEFinho”, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306 Norte, foi reconhecido no Prêmio Paulo Freire de Educação 2025, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com menção de louvor e o Troféu de Projeto Destaque. Realizada no dia 21 de setembro, a premiação valoriza práticas pedagógicas inovadoras que promovem a inclusão, o trabalho coletivo e a formação cidadã na rede pública de ensino.
O diretor da escola e idealizador do projeto, Pedro Pimentel Seabra, afirma que o reconhecimento representa um incentivo ao compromisso de educadores(as) e estudantes com uma escola pública mais humana e democrática. “Vemos a premiação como uma forma de reconhecer e valorizar as ações pedagógicas de educadores e educadoras que atuam de forma comprometida com a construção de uma escola pública de qualidade, inclusiva e verdadeiramente democrática”, destacou.
Em sua 7ª edição, realizada em 2025, o JICEFinho teve como tema “Animais do Cerrado”. A proposta convidou cada turma a representar um animal típico da fauna brasileira e, juntas, cumprir a missão de “Salvar o Cerrado”. “Cada turma desenvolveu atividades cooperativas com o objetivo de promover o espírito de colaboração e o respeito à natureza. Ao final, todos se uniram para montar o grande quebra-cabeça do Cerrado no pátio da escola”, explicou Pedro.
O Prêmio Paulo Freire de Educação é promovido pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da CLDF, deputado distrital Gabriel Magno (PT). Este ano, o evento reuniu cerca de 1.500 pessoas no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU). A cerimônia homenageou mais de 300 projetos desenvolvidos por instituições de ensino do DF.
O que é o projeto JICEFinho
Criado em 2016, o JICEFinho – Jogos Cooperativos do CEF 306 Norte é uma iniciativa pedagógica que promove atividades lúdicas, esportivas e educativas voltadas à cooperação, empatia e solidariedade entre os estudantes do ensino fundamental. Diferente das competições tradicionais, o projeto não valoriza o desempenho individual ou a vitória, e sim o trabalho em equipe e o respeito mútuo.
A cada edição, o JICEFinho adota um tema educativo, integrando conteúdos curriculares e valores socioemocionais em uma vivência prática e inclusiva. O projeto é considerado um dos pilares da cultura escolar do CEF 306 Norte e, agora, reforça seu impacto ao ser reconhecido como referência em educação cooperativa e cidadã no Distrito Federal.
