CEF Zilda Arns está na semifinal da Olimpíada de História

Alunos do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, no Itapoã, estão fazendo bonito na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e se classificaram para a semifinal da competição. Participam da Olimpíada representantes de todos os estados do país e é uma iniciativa única na área de ciências humanas em todo o Brasil. Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores de história e alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio em um trabalho coletivo de estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, é valorizado o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada fase.

Para o professor Luis Filipe Anastácio, a expectativa do CEF se classificar para a grande final é grande. “Esperamos ser uma das 300 equipes na final. No início tinham mais de 11 mil e o fato de estarmos na semifinal significa uma grande vitória. Agora queremos mais”, comenta o professor de história, comentando que precisará de ajuda caso o CEF Zilda Arns se classifique. “Como a próxima fase é realizada na cidade paulista de Campinas, precisaremos de patrocínio para levarmos os alunos”.
A Olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.