CEF 20 de Ceilândia realiza 8ª Edição dos Jogos Interclasse

Esta semana acontece a 8ª Edição dos Jogos Interclasse do CEF 20 de Ceilândia, que na escola recebe o status de Olimpíadas. As 18 turmas da escola participam das diversas modalidades, pensadas para serem inclusivas.

Os jogos serão disputados ao longo desta semana (25 a 29/8), nas modalidades futsal, vôlei, basquete, handebol, queimada, xadrez, dominó, tênis de mesa, jogos eletrônicos e dança.

O Professor de Educação Física Pedro Henrique da Silva Rosa explica que em 2018 houve uma mudança no formato dos jogos Interclasse do CEF 20: “Até então, havia duas modalidades nas competições: futsal masculino e queimada. Buscamos reformular o formato para deixar o torneio mais inclusivo.

Foram incluídas, então, uma série de novas modalidades nos campeonatos, como Futsal feminino, Basquete, vôlei e handebol, além de dança e de torneios individuais, como xadrez, dama, tênis de mesa, dominó e jogos eletrônicos. “E os alunos que não gostam de nada têm espaço especial reservado na biblioteca, com colchonetes”, explica Pedro Henrique.

O objetivo é demonstrar sempre a importância da ética e da moral no esporte. Isso se reflete na premiação das competições, como explica o professor: “os três primeiros lugares e o campeão geral recebem medalhas. E, se algum dos integrantes das equipes apresentar alguma anotação disciplinar, é descontado ponto de toda a equipe, o que altera o resultado final das disputas”.

O projeto é interdisciplinar e conta com a participação de todos os professores que, nessa semana especial, se tornam mesários, árbitros e bandeirinhas.

A abertura dos jogos Interclasse do CEF 20 de Ceilândia é um momento cívico, e acontece no último dia 25.