Festival de Curtas do CED 15 de Ceilândia celebra produções do noturno e reforça impacto pedagógico

Premiação Festival de Cinema CURTAS 17, do CED 15, no dia 4 de dezembro, na UnB Ceilândia. Fotos: Deva Garcia/Arquivo Sinpro-DF

 

 

A XVI edição do Festival Curtas 17, tradicional mostra de cinema das turmas do noturno do Centro Educacional número 15 de Ceilândia (CED 15 de Ceilândia), reuniu estudantes e professores(as) em mais um ciclo de premiações. A cerimônia ocorreu, no dia 4 de dezembro, no auditório da UnB Ceilândia, e marcou o encerramento do projeto, realizado, anualmente, no quarto bimestre com participação de todas as disciplinas e de toda a equipe de professoras e professores do noturno.

Na edição de 2025, cerca de 180 estudantes das turmas da primeira à terceira série do Ensino Médio participaram da atividade como atores, roteiristas, figurinistas e técnicos. O tema geral seguiu, tradicionalmente, as obras do Programa de Avaliação Seriada da UnB (PAS), o que permite a cada equipe escolher abordagens diversas desde que se relacionem ao conjunto de obras. Entre as temáticas exploradas estiveram diversidade, respeito às mulheres, impacto ambiental e questões sociais.

O festival contou com oito filmes concorrentes, todos contemplados com pelo menos um Prêmio Oswaldo. Os destaques da noite foram O Despertar (dois prêmios), Entre o Drama e a Lama (três prêmios), O Presságio e A Influência das Redes Sociais (três prêmios, incluindo o voto popular Curtida da Galera). O grande vencedor foi Quando a Sombra da Morte se Aproxima, premiado como Melhor Filme e em outras três categorias.

Após sessão de fotos e coquetel, a cerimônia teve apresentações musicais e exibição dos curtas, com torcida das turmas participantes. Diretor da escola e professor de física, Anderson Pereira de Souza, destaca que esse projeto reafirma o valor do ensino noturno, frequentemente subestimado. “O Curtas 17 segue fortalecendo o aprendizado, a autoestima e o protagonismo dos estudantes. A escola já inicia agora a preparação para o próximo Festival Curtas 17 – XVII edição”.

Criado quando a escola ainda se chamava Centro de Ensino Fundamental número 17 de Ceilândia (CEF 17 de Ceilândia), o festival nasceu como um trabalho de sociologia conduzido pelo professor Oswaldo Siqueira. O potencial da atividade levou à ampliação para todas as áreas e, a partir de 2012, à criação de uma cerimônia de premiação inspirada no Oscar, batizada de Prêmio Oswaldo em homenagem ao idealizador.

Confira fotos no álbum do Facebook do Sinpro.