CED 1 promove Semana de Educação de Jovens e Adultos nas prisões

Estudantes privados de liberdade tiveram uma semana especial promovida pelo Centro Educacional 01 de Brasília, que oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas prisões, em parceria com a Vara de Execução Penal (VEP) e pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Do dia 19 a 23 de setembro, as oito unidades prisionais do Complexo Penitenciário do Distrito Federal tiveram atividades diferenciadas buscando o desenvolvimento integral, além de fomentar o debate sobre a EJA e sobre Paulo Freire, que fez 101 anos no último dia 19.

Ao longo da semana os(as) estudantes tiveram palestras sobre a importância da educação no desenvolvimento físico e mental do estudante, que possibilitou compreender como estudar de maneira eficiente; sobre a diversidade e o respeito às diferenças; como o estudo interfere em sua vida pessoal; oficinas de história em quadrinhos e robótica; atividade de raciocínio lógico, memorização e desenvolvimento de técnicas de aprendizagem com jogos e musicalidade; além da presença da companhia de comédia G7. Ao final da semana, alunos(as) e professores(as) assistiram o vídeo Fora de Série.

A professora e delegada sindical Vanessa Bomfim ressaltou que o vídeo permitiu desconstruir a ideia que a EJA é a educação para pessoas atrasadas, e o debate também serviu para mostrar que professores(as) e alunos(as) estão em processo de aprendizagem e socialização. “Nós incentivamos todos a pensarem, juntos, na escola que desejamos. Logo depois foi construído, coletivamente, o painel dos sonhos. Nele, os alunos ilustraram suas expectativas para o futuro”, explicou a professora, comentando que os artistas do grupo G7 compartilharam com os alunos suas trajetórias de vida e além de um espetáculo superdivertido, agraciou a todos com uma bela mensagem de incentivo e motivação.