[CE] Moção de repúdio ao ataque à educação infantil de Fortaleza

O SINDICATO UNIÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE FORTALEZA, entidade representativa dos profissionais do setor público da educação básica MUNICIPAL, FILIADO à CUT/CNTE, REPUDIA de forma veemente o vídeo “O sexo dos anjos” divulgado pela jornalista Regina Villela em seu canal do YouTube “Regina Villela TV”, que ataca de forma leviana, maldosa, e politiqueira a Educação Pública Municipal de Fortaleza, a formação de professores que vem sendo realizada pela Secretaria de Municipal Educação de Fortaleza, (SME).

No referido vídeo, a jornalista afirma que foi apresentado aos profissionais das creches da Rede Municipal de Educação de Fortaleza uma “apostila” que segundo ela: “ensina os professores a trabalhar a sexualização na primeira infância”. O SINDIUTE esclarece ainda, que a os professores da rede municipal, são concursados, com titulações acadêmicas conferidas pelas universidades brasileiras, portanto as formações são grupos de estudos e debates com professores de altíssimo comprometimento acadêmico e ética profissional, lotados na educação infantil.

Tal acusação é falsa. A formação dos professores em Fortaleza e no mundo é norteada pelas contribuições mundiais que tratam do desenvolvimento e aprendizagem sendo a sexualidade na primeira infância campo histórico de estudos científicos que tem contribuído para a formação docente. No vídeo a jornalista apresenta recortes, montagem produzindo uma leitura equivocada fatos.

Diante do exposto, alertamos os educadores do mundo, do Brasil, os pais de alunos que o referido vídeo faz parte de uma campanha mentirosa que visa destruir as políticas de atendimento da Educação Infantil Brasileira, publica e de qualidade social, ao mesmo tempo que exigimos a apuração dos fatos e as devidas responsabilidades.

Fortaleza, 02/09/2019

Ana Cristina Guilherme
Presidente

(Sindiute Fortaleza, 02/09/2019)