CBCE/DF debate “Educação Física e os caminhos do sul global” nesta quinta (21)

A Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/DF) realiza, dia 21 de agosto (quinta-feira), às 19h, no auditório da FEF/UnB, o debate “Educação Física e os caminhos do sul global – Ocupar e animar as escolas, resistir e não desistir diante da barbárie para realizar e criar direitos”. A mesa será composta pelos professores Tarcísio Mauro Vago (UFMG) e Ednaldo da Silva Pereira Filho (Unisinos).

A partir de experiências e desafios enfrentados no sul global, o evento propõe um debate crítico sobre a presença da Educação Física na escola nos contextos brasileiro e latino-americano. Considerando os retrocessos sociais, o avanço de políticas neoliberais e o enraizamento de lógicas excludentes e punitivistas, o debate convida à reflexão sobre práticas pedagógicas capazes de animar e ocupar a Escola como lugar e tempo de apropriação de culturas e de resistência e afirmação de direitos.

Compreendida em sua dimensão política, cultural e social, a Educação Física é convocada a contribuir na construção de ações educativas que enfrentem a barbárie e reafirmem a escola como território de vida, fortalecendo e expandindo projetos emancipatórios.

O debate é preparatório para o XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e o XI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, que acontecem entre 1º e 6 de setembro em São Paulo. Evento aberto ao público.