Calendário escolar 2012

O Calendário Escolar do próximo ano letivo já pode ser consultado. As conclusões finais sobre as sugestões enviadas ao Sinpro e as DREs foram analisadas na comissão do Sinpro/SEE ao longo dos últimos dias. Muitos avanços foram conquistados nesta construção, a principal, citamos o respeito ao pagamento das férias dos trabalhadores. As férias começarão a partir do dia 06 de janeiro, por tanto, o GDF terá até o dia 04 de janeiro (terceiro dia útil) para efetuar o crédito.
O calendário escolar contará com espaços importantes para o debate pedagógico, porém, a semana pedagógica teve que contar apenas com 2 (dois) dias. Outros 2 (dois) dias estarão a disposição da categoria no retorno do recesso de julho.
O primeiro dia letivo do ano, 08 de fevereiro, será temático, de forma que a categoria receberá a comunidade escolar neste dia para apresentar o calendário de atividades que construirão o projeto-político-pedagógico. O projeto não será construído nos dois primeiros dias de trabalho, mas ao logo dos primeiros dias letivos da escola, neste contexto, o primeiro dia letivo, à critério da escola, poderá ser usado para uma ampla discussão com a presença da comunidade escolar sobre o PPP.
O recesso de julho pertence aos alunos e professores. A lei do nosso plano de carreira, nº 4.075/07, garante um recesso de no mínimo 15 dias. Para 2012 estão programados 16 dias de recesso, destacando que ele ocorrerá em duas semanas “fechadas”. Ao final do ano, também será garantido os dias de recesso que a lei prevê.
O dia 05 de abril (semana santa), 30 de abril (véspera do dia do Trabalho) e 16 de novembro(sexta pós feriado da República) serão recessos escolares.
Além do primeiro dia letivo, os dias 13 de junho e 31 de outubro serão dias letivos temáticos. No passado, esses dias não eram considerados como letivos. Após um amplo debate do Sindicato com a SEE e com o Conselho de Educação do Distrito Federal, conseguimos nos últimos anos incluí-los no calendário como letivos, visto que o objetivo dos mesmos é o de promover na escola o debate sobre a escola pública de qualidade que queremos. Para que o dia seja considerado letivo, é necessário a participação de pais e alunos em algum momento das atividades destes dias.
O dia do orientador educacional, 04 de dezembro, pela primeira vez será apontado no calendário escolar. Há muito tempo isso é solicitado, como forma de reconhecimento da importância que esse profissional tem na escola. Este é um dia normal de trabalho, contudo, o sindicato tem realizado neste dia eventos comemorativos e de formação pedagógica.
O calendário escolar de 2012 terá 200 dias letivos distribuídos entre o calendário civil, a legislação Federal e os direitos trabalhistas, bem como, terá sua organização e divisão permeados de momentos de planejamento pedagógico, indispensável para a educação pública emancipadora que lutamos para construir.
Parabéns a todas/os as/os professoras/professores e orientadoras/orientadores que enviaram suas sugestões!

Clique aqui
para conhecer o calendário escolar anual