Belo Horizonte sedia Capítulo Mineiro do Movimento Pedagógico Latinoamericano

Os trabalhadores da educação afiliados ao Sind-UTE/MG e convidados, estarão reunidos nos dias 7 e 8 de julho, no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Educação Pública, Democracia e Resistências”, a conferência será aberta pela pós-doutora em sociologia e ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, no Governo da Presidenta Dilma Rousseff, Nilma Lino.
Para o encontro, a CNTE traz convidados de países latinoamericanos que vivenciaram Golpes de Estado articulados pela direita. De acordo com a Secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), Fátima Silva, essa é uma estratégia para ampliar o conhecimento dos participantes brasileiros sobre a realidade política e social da América Latina, na perspectiva de fortalecer o enfrentamento ao golpe de Estado em curso no nosso país. “Representantes de Honduras, Paraguai, Argentina, México e Venezuela irão compartilhar suas experiências de como os retrocessos que cada país viveu apontaram no sentido de ataques diretos aos direitos dos trabalhadores e em particular à precarização da educação”, adianta a professora Fátima.
Quem também comenta a importância desse evento é a Presidenta do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira. “A conjuntura que estamos vivendo no Brasil é oportuna para conhecermos outras experiências na América Latina, debater as consequências de instabilidade política para a educação e como em outros países os profissionais da educação articularam resistências”, diz.
A programação terá mesas de debate e contará com professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto, como expositor. O evento será encerrado com o ato “Fora Temer”.
Veja a programação completa.