Audiência na CLDF pauta isonomia da gratificação de gestores das escolas públicas nesta quarta (26)

A isonomia da gratificação recebida pelos(as) gestores(as) das escolas públicas do Distrito Federal será tema de audiência pública na Câmara Legislativa no próximo 26 de fevereiro. A atividade é iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT), e está agendada para 19h, no Plenário da Casa.

O evento é aberto ao público. Interessados(as) podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/WKNfhFVSFbnfWe8D9.

Em 2024, o Sinpro realizou articulação intensa junto a parlamentares para inserir a isonomia da gratificação dos(as) gestores(as) na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.

“As gratificações para os gestores públicos estão bastante defasadas, porque ao longo dos anos, eles tiveram poucos reajustes. Graças à luta do Sinpro, o recurso já está previsto na LOA 2025. Agora, é uma questão de decisão política por parte do governador de fazer o pagamento”, disse do diretor do Sinpro Cleber Soares.

Mais valorização

A luta por isonomia salarial, independente da modalidade ou etapa de ensino que atuam, é uma reivindicação histórica do Sinpro. Isso porque, além dos(as) gestores(as) de desempenharem as mesmas funções, desde 2007, o Plano de Carreira da Categoria do Magistério Público instituiu o princípio da carreira única. Com isso, é exigido o mesmo grau de formação para ingresso no magistério, o que, pela lógica, acaba com pagamento de gratificações de valores diferentes no exercício de mesmo cargo.

Além disso, o Sinpro e os(as) gestores(as) da rede pública de ensino lutam contra o sucateamento da carreira e pleiteiam o mesmo tratamento dado a servidores(as) em cargo comissionado de outras estruturas do GDF.

“É importantíssima a participação de toda a categoria na audiência pública do dia 26 de fevereiro, na CLDF. Vamos fortalecer a pressão pelo pagamento isonômico da gratificação, que é uma das pautas da nossa campanha salarial”, afirma a diretora do Sinpro Márcia Gilda.

Serviço

O que: Audiência Pública sobre a gratificação paga a gestores das escolas públicas

Onde: Plenário da CLDF

Quando: Quarta (26/2), às 9h

MATÉRIAS EM LIBRAS