Audiência pública debate os 96 anos da Previdência Social

Por iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza nessa quinta-feira (14), às 15h, no auditório da CLDF, a Comissão Geral que debaterá os 96 anos da Previdência Social.

A Previdência é um seguro social em que o(a) trabalhador(a) participa por meio de contribuições mensais. O benefício dessa contribuição garante ao(à) trabalhador(a) segurado(a) uma renda ao se aposentar, e o(a) protege contra os riscos econômicos, como a perda de rendimento por causa de doenças, invalidez, entre outros. É um instrumento efetivo de combate à pobreza e de garantia de renda às pessoas em idade avançada, resgatando assim a dignidade de milhões de trabalhadores(as), reduzindo as desigualdades sociais.

Por outro lado o atual presidente Jair Bolsonaro tem a intenção de fazer uma reforma na Previdência, mas ainda não há um consenso entre o presidente e seus ministros sobre as mudanças pretendidas. O que se sabe é que ela será rígida para muitos(as) trabalhadores(as), que podem perder diversos benefícios previdenciários e até garantias já concedidas.

Diante disso a participação de todos e todas é de grande importância.