Ato em homenagem a Paulo Freire: “A educação é revolucionária”, diz diretora do Sinpro

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Embora não seja recente, a frase de Paulo Freire mantém-se extremamente atual, assim como todo o seu legado. Isso foi evidenciado no ato político-cultural e pedagógico em homenagem aos 104 anos do nascimento do patrono da educação brasileira, realizado nesta sexta-feira (19/9), na Escola Parque da 308 Sul. O evento foi promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

“A educação precisa chegar em todos os lugares, dos mais ricos às periferias. A educação é revolucionária e Paulo Freire nos mostra a cada dia que sem ela não conseguimos mudar, nem tampouco mudar o nosso redor. Precisamos avançar e lutar por uma educação de qualidade para toda a população brasileira”, ressalta a dirigente do Sinpro Márcia Gilda.

 

Veja o álbum de fotos: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=sinprodf&set=a.1220620393435415

 

A fala da sindicalista integrou as diversas manifestações do ato político-cultural e pedagógico em homenagem a Paulo Freire. A ação teve a presença de professores(as) da América Latina e de educadores(as) de vários os estados do país. A diretoria do Sinpro e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) também estiveram presentes no evento.

Durante o ato, Heleno Araújo, presidente da CNTE, lembrou que Paulo Freire deixou o legado da educação libertadora, que transforma o(a) aluno(a) em sujeito ativo do próprio conhecimento. “Paulo Freire não nos deixou apenas um método de alfabetização. Ele nos deixou uma filosofia de vida, uma ética e uma práxis transformadora. Ele nos ensinou, antes de tudo, que educar é um ato político. Não é neutro. É uma escolha entre domesticar ou libertar, entre silenciar ou dar voz, entre manter as coisas como estão ou lutar por um mundo mais justo.”

A diretora da CNTE Rosilene Corrêa disse que para se chegar a uma educação pública de qualidade é preciso ter investimento e valorização para os(as) educadores(as). “É em momentos como este que evidenciamos o legado de Paulo Freire, que vemos o quanto vale a pena o investimento na educação. No mundo que vivemos, com tantos ataques à educação, percebemos a importância da educação para a sociedade, afinal, como diz o nosso patrono: ‘Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções’.”

Ao final do ato, estudantes da Escola Classe Vila do Boa, em São Sebastião, e da Escola Parque 308 Sul realizaram apresentações musicais e leitura de cordel.

 

Edição: Vanessa Galassi