Amolando o fio da alma: professor lança romance e faz bate-papo em livraria
No próximo dia 16 de maio, às 18h30, a livraria Platô (CLS 405, Asa Sul) recebe o lançamento do livro Amolando o fio da Alma, do professor Roberto Muniz Dias, do CIL do Riacho Fundo. Durante o evento, haverá um bate-papo com a doutora em literatura Edu Dias da Silva e do psicólogo Vinícius Mota.
Publicado pela Editora Urutau, Amolando o fio da Alma traz uma prosa envolvente, repleta de lirismo e provocações existenciais. O livro é um romance intenso, em que a memória se torna uma arena de disputas entre sonho, desejo, repressão, identidade e assujeitamento.
O romance acompanha Ramon, um homem assombrado por lembranças reavivadas com o peso da culpa, e em busca por um lugar no mundo. Desde a infância, ele construiu uma realidade paralela, fundada no insulto, no medo, no abuso, para suportar as imposições da sociedade. Entre a solidão e os sonhos que alimentam sua resistência, Ramon revela várias camadas de uma existência marcada por silenciosa resistência e reinvenção.
Muniz Dias estrutura a narrativa como um mosaico de memórias e sensações, onde cada passagem traz à tona uma nova perspectiva sobre o protagonista e sua luta interna. A prosa poética e lancinante do autor transfigura cada página em uma experiência sensorial intensa, guiando o leitor para um universo de introspecção e dor sublimada.
Autor de outros 17 livros, dos quais 3 de teatro, e diversos e-books, Roberto Muniz Dias é romancista, dramaturgo e doutor em Letras pela UFPI e mestre em Literatura pela UnB. Formado em Letras e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), tem se destacado na literatura contemporânea LGBTQIA+ por suas narrativas densas, introspectivas e de forte impacto emocional.
“No bate-papo, a ideia é discutir as questões da literatura e do perfil psicológico dos personagens. Vamos debater as provocações trazidas pelo romance, o trauma como componente da subjetividade, como ele é trazido para a narrativa, a construção dos sujeitos queer”, explica o professor Roberto.