Alunos ocupam colégio estadual no Paraná e aulas são suspensas

O Colégio Estadual Casimiro Karman, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi ocupado por alunos nesta quarta-feira (29). As aulas foram suspensas, e os estudantes disseram que vão dormir esta noite na escola.
Os alunos querem que a nova sede, cuja obra está atrasada há mais de um ano, seja entregue. Desde quando foi inaugurado, em 1998, o colégio funciona em um espaço dividido com uma escola municipal.
Nesta tarde, os estudantes se reuniram com um representante da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Ele foi procurado pela equipe de reportagem da RPC, mas não quis gravar entrevista.
Por meio de nota, a pasta informou que o Núcleo Regional de Educação acompanha a situação e que a conclusão da obra da nova sede do colégio segue todos os trâmites legais. Ainda segundo a secretaria, foi aberta uma sindicância por causa da Operação Quadro Negro e as obras das escolas estaduais estão atrasadas.
A Operação Quadro Negro investiga supostos desvios de recursos públicos por meio de contratos com empresas para obras em escolas estaduais. O relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que analisou obras de construção e reformas de 14 escolas estaduaisconstatou que foram desviados quase R$ 30 milhões dos cofres públicos para cinco construtoras. A fiscalização foi feita a partir de dados fornecidos pela própria Secretaria de Educação e elevaram a estimativa, que antes era de quase R$ 20 milhões.
(do G1)